Guia do Estudante

Enem

100 perguntas e respostas sobre o Enem 2012 - Parte 2: Inscrições

Tire suas dúvidas sobre o exame

Ana Prado, Carolina Vellei e Mariana Nadai | 05/10/2012 16h 54

100 perguntas e respostas sobre o Enem
Parte 1 - O exame
Parte 2 - Inscrições
Parte 3 - O dia da prova
Parte 4 - Resultados
Respondemos as perguntas mais frequentes enviadas pelos nossos leitores para que não reste nenhuma dúvida em relação ao maior vestibular do país. As informações foram obtidas por meio dos canais oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, em todas as Unidades da Federação. Serão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

38. Como são feitas as inscrições para o Enem?
Exclusivamente via Internet, neste link.  Elas foram realizadas entre os dias 28 de maio de 2012 e 15 de junho.

39. Qual o valor da taxa de inscrição?
Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais).

40. O Enem pode ser pago pela internet?
Não, apenas por meio de boleto gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições e deve ser pago até o dia 20/6/2012. Caso contrário, a inscrição não será efetivada.

41. Onde posso pagar a taxa de inscrição do Enem?
A taxa de inscrição do Enem pode ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil.

42. Vou receber algum e-mail de confirmação da inscrição?
Não. O comprovante da inscrição do participante estará disponível no site do Enem, sendo de responsabilidade exclusiva do participante acompanhar a situação de sua inscrição.

43. Quando chega o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2012?
O cartão de confirmação de inscrição do Enem 2012 será enviado para a casa de todos os candidatos inscritos a partir de 10 de outubro. A previsão é que todos os cartões cheguem até o final do mês. Será possível também acessar o documento online, informando os dados de cadastro no site do Enem. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o Ministério da Educação 0800 61 61 61.

44. Quem ainda não tem CPF pode colocar o do pai ou da mãe na inscrição do Enem?
O documento deve ser o da própria pessoa. Não serão aceitos documentos de terceiros. Se você ainda não tem CPF, faça o pedido do documento nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

45. Se eu me inscrever no 2º ano, também poderei me inscrever no 3º ano do Ensino Médio?
Sim. A pessoa pode fazer a prova em qualquer ano. Se estiver concluindo o 3º ano em escola pública também estará isenta de taxa de inscrição.

46. Como proceder quando a escola em que eu estudo aparece como "não encontrada" durante a inscrição do Enem?
A informação sobre o nome da escola é solicitada quando o candidato informa que é "concluinte" e estuda em escola pública. Nesse caso, para pedir a isenção de taxa do exame, é solicitado o código da escola, que deve estar cadastrada no Censo Escolar do Ministério da Educação. Quem fornece esse código é a própria escola e basta que o aluno solicite à secretaria da instituição de ensino. Se mesmo após colocar o código você não conseguir localizar a escola, confirme o número com a instituição e tente novamente. Se o problema persistir, entre em contato com atendimento do MEC no telefone 0800-616161.

47. Posso editar algum dado após concluir a inscrição?
Poderão ser editados após a inscrição apenas dados como data de nascimento, opção de prova de língua estrangeira, endereço ou a opção de certificação de Ensino Médio via Enem. Dados como CPF não poderão ser alterados. Por isso é importante checar todas as informações antes de prosseguir com a inscrição. Para fazer alterações, entre com seus dados no site do Enem e clique em "Alterar dados".

48. Posso cancelar minha inscrição do Enem?
Não há como cancelar a inscrição pelo site. Se desistir de realizar o exame antes de pagar a inscrição, basta não efetuar o pagamento da taxa e você estará automaticamente fora da prova. Se já tiver pagado a taxa, você poderá não comparecer à prova, porém, não há devolução do valor.

49. Quem fez Enem no ano passado precisa fazer o mesmo procedimento na inscrição desse ano?
Se o Enem for usado para ingresso em uma instituição de ensino superior, você deve verificar com a própria faculdade se ela aceita inscrição com a nota do Enem realizado em anos anteriores.

50. Estou internado em um hospital. Poderei fazer o Enem?
Sim, desde que você informe sobre isso no ato da inscrição. O participante nessa situação deverá dispor dos documentos comprobatórios, que poderão ser solicitados pelo Inep a qualquer momento. Mas isso só vale para candidatos que recebam formalmente aulas na condição de estudante internado para tratamento de saúde. Não vale para candidatos que, na data da prova, estejam internados para realizar partos, cirurgias ou tratamentos médicos.

51. O participante deverá manter o número da senha gerada no ato de inscrição?
Sim, o número de inscrição e a senha deverão ser mantidos sob guarda do participante e são indispensáveis para o acompanhamento do processo de inscrição, para a obtenção dos resultados individuais via Internet e para a inscrição em programas de acesso ao ensino superior, programas de bolsa de estudos e de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação. A senha de acesso ao sistema é pessoal, intransferível e de inteira responsabilidade do participante.

52. Em caso de perda, como o participante fará para recuperar a senha?
A recuperação da senha será feita neste link e será encaminhada por e-mail ou SMS, informados pelo próprio participante no momento da inscrição. O participante deverá informar o número de seu CPF e sua data de nascimento.

53. Quem pode pedir isenção da taxa de inscrição?
Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2012 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa só pode ser solicitado por meio do sistema de inscrição.

54. A declaração de carência do Enem pode ser rejeitada?
Se a pessoa que pedir a declaração de carência não se enquadrar nas especificações do Enem (conclusão do Ensino Médio em escola pública e/ou pertencente a família de baixa renda), ela poderá ser rejeitada.

55. Quando eu for me inscrever para o Enem preciso colocar para que quero a nota?
Sim. Ao fazer isso o Ministério da Educação (MEC) consegue especificar o uso da nota do Enem de cada inscrito. Isso é importante porque há estudantes que usam a nota para o acesso ao Sisu, enquanto outros usam para conseguir o certificado do Ensino Médio, entre outras aplicações.

56. Por que o Enem quer saber se eu guardo os sábados por motivos religiosos?
Porque as pessoas que são sabatistas poderão fazer a prova em um horário diferenciado. Mas, para tanto, é indispensável que solicite esse atendimento específico no ato de inscrição,.

57. Treineiros precisam pagar a taxa de inscrição?
Sim.

58. Posso escolher entre inglês e espanhol na prova do Enem?
Sim. A escolha deve ser feita na hora da inscrição.

59. Quando será informado o local de prova do Enem 2012?
Os locais de aplicação serão informados no cartão de confirmação da inscrição, disponíveis a partir de 10 de outubro, e na página de acompanhamento da inscrição do Enem, no site do Enem. O participante escolhe o município onde deseja realizar sua prova, no ato da inscrição.

Compartilhe