Guia do Estudante

Agenda

Unesp 2013: Confira a correção comentada do segundo dia da segunda fase

Nesta segunda-feira (17), os estudantes fizeram 12 questões dissertativas Linguagens e Códigos e a redação

da redação | 17/12/2012 20h 25

Professores do cursinho Oficina do Estudante, de Campinas (SP), corrigiram a comentaram a segunda prova da segunda fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Nesta segunda-feira (17/12), os candidatos realizaram 12 questões dissertativas de Linguagens e Códigos e a redação.

>> Clique neste link para ter acesso à correção completa (em PDF)



A segunda fase do processo seletivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) 2013 começou no domingo (16/12), quando os estudantes fizeram 12 questões de ciências humanas (história, geografia e filosofia) e 12 de ciências da natureza e matemática (elementos de biologia, química, física e matemática).

- Confira a correção comentada do primeiro dia da segunda fase da Unesp 2013

- Caderno de provas da 2ª fase da Unesp 2013 - Ciências da Natureza e Matemática

- Caderno de provas da 2ª fase da Unesp 2013 - Ciências Humanas

Prova exigiu apenas interpretação de texto, diz professor

O segundo dia de provas da segunda fase do processo seletivo da Universidade Estadual Paulista (Unesp) foi considerado “tranquilo” pelo professor Célio Tasinafo, diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante. Nesta segunda-feira (17), foram 12 questões de linguagens e códigos (que inclui língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte) e uma redação.

“A prova não foi muito exigente em relação a domínio de conteúdos – não cobrou gramática, história literária nem obras específicas, por exemplo. o candidato só precisava ser bom em interpretar textos e estabelecer padrões intertextuais”, disse ele. Um diferencial apontado foi a presença de um fragmento de Graça Aranha, autor que não costuma ser cobrado em vestibulares. O tema da redação também não foi considerado desafiador: “A prova pedia que o candidato falasse de sua própria experiência com a escrita, e ele poderia ou não utilizar os textos fornecidos pela banca.”

O tempo máximo para a realização da prova era de 4h30, considerado mais do que suficiente pelo professor: “O aluno poderia terminá-la com tranquilidade em apenas 4h, mesmo fazendo uma redação cuidadosa e com rascunho”.

Datas

O resultado final será divulgado em 28 de janeiro, na página da Fundação Vunesp, responsável pelo vestibular, e no site da Unesp. Já a primeira chamada, com a lista de aprovados, poderá ser consultada a partir de 14 de fevereiro.

Mais informações: Disque Vunesp – (11) 3874-6300 (dias úteis, das 8 às 20 horas)

LEIA MAIS

- Notícias de vestibular e Enem

Compartilhe