Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Banco de questões do novo Enem deverá ter mais de 40 mil perguntas

Hoje são apenas cerca de 8 mil itens; não há prazo para a mudança na formato da prova

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h55 - Publicado em 13 jan 2015, 16h31

Na tarde desta terça-feira (13), o ministro da Educação, Cid Gomes, voltou a falar sobre a criação de um novo Enem. Durante a coletiva de imprensa para comentar os resultados gerais do exame, Gomes reforçou a ideia de que é preciso pensar em um novo formato para a prova. Na semana passada, o assunto repercutiu na imprensa após declarações feitas pelo ministro. Não há data para a realização dessas mudanças e Gomes reforça que "não deseja estabelecer prazos".

– Mais de meio milhão de pessoas zeraram a redação do Enem 2014

– Enem 2014: os melhores memes sobre a ansiedade antes da divulgação das notas

"Tudo o que é necessário está disponível em termos de tecnologia", afirmou o ministro. Sobre as limitações do poder público, Cid Gomes explica: "Estou chegando agora e preciso ver quais são as potencialidades e fragilidades do Ministério". Ele prevê a requisição de editais, licitações e novas leis para aplicar as mudanças ao exame.

Continua após a publicidade

Para o ministro, o formato eletrônico do Enem "não é uma utopia" e, em vez de fazer uma segunda edição do atual exame, a prova eletrônica seria muito mais prática e segura. Gomes argumenta que atualmente a aplicação do Enem é uma operação que exige muitos esforços. "A gráfica [que faz os cadernos de prova] precisa ser especializada.  A atual tem 500 câmeras para garantir a segurança, é uma grande estrutura de logística e distribuição para aplicar tudo no mesmo fim de semana e na mesma hora", admite.

No novo formato, o Enem poderia ser aplicado durante diversas datas no ano em locais espalhados pelo Brasil, com salas seguras e por computadores. Uma operação especial do governo garantiria a aplicação para os concluintes do Ensino Médio, durante 20 dias antes do fim do ano e 20 dias depois do começo do ano.

Banco de questões

Um dos desafios do MEC para adotar o novo formato de prova é a necessidade de se estabelecer um extenso banco de perguntas. A ideia é que esse banco alimente os terminais de prova e os próprios computadores montem o exame com questões aleatórias de todas as áreas (Ciências Humanas, Matemática, Ciências da Natureza e Linguagens e Códigos). Para o ministro, essa estratégia inibiria a cola entre os estudantes. "O vizinho vai estar com outra prova, completamente diferente", conta Gomes.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Também será necessário que o banco de questões seja aberto à população, para que as questões sejam testadas e conferidas por profissionais. Para evitar que estudantes consigam decorar as perguntas, Cid Gomes estima que será preciso um mínimo de 40 mil perguntas. "Se uma pessoa conseguir decorar 8 mil questões de matemática, ela é um gênio, não precisa nem prestar o Enem", afirma o ministro.

Resultado do Enem

Segundo informações divulgadas na coletiva de imprensa, as notas do Enem 2014 deverão ser divulgadas durante a noite dessa terça-feira (13), até o final do dia.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
Banco de questões do novo Enem deverá ter mais de 40 mil perguntas
Enem
Banco de questões do novo Enem deverá ter mais de 40 mil perguntas
Hoje são apenas cerca de 8 mil itens; não há prazo para a mudança na formato da prova

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.