Guia do Estudante

Vestibular

Brasil fica em 88º lugar em ranking de educação da Unesco

País tem 700 mil crianças fora da escola primária, aponta estudo

da redação | 01/03/2011 17h 04

A Unesco, braço de educação e cultura da Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou hoje em Nova Iorque a edição 2011 do The Education for All (EFA) / Global Monitoring Report (GMR). Em um ranking com 127 países que mede o desempenho na educação, o Brasil ficou na 88ª posição.

Com este resultado, o Brasil fica num patamar considerado médio para a área e atrás de vizinhos sul-americanos como Argentina, Chile, Equador e Bolívia.

A classificação usa um índice criado em 2000 na Conferência Mundial de Educação de Dacar, que estabelece metas de educação para todo o mundo a serem atingidas até 2015. 160 países assinaram o documento na ocasião.

Entre os objetivos estabelecidos pela Unesco, estão a ampliação da educação infantil, a universalização do estudo primário e o combate às desigualdades de gênero. Os primeiros colocados no ranking são, respectivamente, Japão, Reino Unido, Noruega e Cazaquistão.

- Um em cada sete brasileiros está fora da escola

O estudo aponta que no país há 700 mil crianças em idade escolar primária que não estão estudando e 14 milhões de adultos analfabetos.

Conflitos armados
O relatório também analisou na parte A crise oculta: Conflitos armados e educação a situação da educação em países que sofrem com conflitos armados. A conclusão é que 28 milhões de crianças não estudam por causa desses conflitos, além de ficarem expostas a violências.

No Afeganistão, por exemplo, foram registrados no mínimo 613 ataques em escolas em 2009, comparados aos 347 em 2008. Insurgentes no noroeste do Paquistão realizaram numerosos ataques contra escolas femininas, incluindo um no qual 95 meninas foram feridas.

LEIA TAMBÉM
- Notícias de vestibular e Enem

Compartilhe