Como estudar a 30 dias do vestibular da Unicamp
Professores dão dicas de como se preparar e aproveitar bem os últimos momentos antes da prova da Unicamp
Daqui a 30 dias, mais de 61 mil estudantes farão o vestibular 2012 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que será aplicado em 13 de novembro. Com a proximidade da prova, fica a dúvida: é hora de diminuir o ritmo ou de estudar ainda mais?
Para a coordenadora do cursinho do XI, Augusta Aparecida Barbosa, o melhor é continuar com o ritmo de estudos que o aluno adquiriu ao longo ano e só parar dois dias antes da prova. “É melhor seguir a rotina para não ter a sensação de ter esquecido tudo no dia do exame”, comenta.
Mais do pensar no quanto ainda tem para estudar, a coordenadora do Cursinho da Poli, Alessandra Venturi, diz que não importa a quantidade de horas estudadas por dia. “É essencial que o tempo dedicado tenha qualidade”, afirma. Ela ainda recomenda que o aluno seja fiel ao estudo durante a hora que se propor a fazer isso, principalmente nos últimos dias.
O vestibular
Além de manter os estudos em dia, treinar para a prova é fundamental. Desde 2010, o vestibular da Unicamp ficou mais trabalhoso, com 48 questões de múltipla escolha e três redações.
A coordenadora Augusta Aparecida Barbosa explica que, por conta do tempo, os examinadores não cobram que as redações sejam muito longas, o que ajuda na resolução da prova e otimização do tempo. Mesmo assim, é importante fazer simulados no formato do exame, para treinar o tempo de resolução de cada questão e das redações.
Uma dica dos professores para treinar para a prova é resolver o vestibular da Unicamp do ano passado e o simulado que a própria universidade disponibilizou antes de mudar o formato da prova.
Confira as dicas de estudo para cada disciplina da prova
MATÉRIA | DICAS | FIQUE ATENTO |
Geografia |
– A prova avalia a capacidade de leitura do candidato. Pratique questões com gráficos, tabelas e aprenda a ler mapas. A Unicamp não cobra atualidades como decoreba. – Podem cair notícias de jornais pedindo para o aluno relacionar a um conceito. Um tema interessante é o Censo 2010, divulgado esse ano, já que população é um tema recorrente da Unicamp . |
– Interdisciplinaridade entre parte física e humana. Uma questão sobre cerrado pode ser relacionada com a ocupação humana, com o desmatamento pela agricultura, expansão das frentes pioneiras. Continua após a publicidade
– Vale a pena estudar a parte de energia, principalmente no Brasil, que faz uso de energia limpa: biomassa (a partir da cana), hidráulica. |
História |
– É importante não se fechar em conteúdos específicos de História. O aluno deve estudar um pouco de cada fase (antiga, medieval, contemporânea). – Além disso, podem cair conteúdos de Filosofia e Sociologia relacionados à prova.
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– Desde a mudança do formato de questões, é exigido que o aluno saiba interpretar imagens e fazer análises com base no que for oferecido. Continua após a publicidade
– Treine com a prova do ano passado e marque no enunciado as informações pedidas para não se atrapalhar com as respostas. |
Biologia |
– Para a prova, é preciso estudar, principalmente, ecologia, grupos animais, fisiologia animal, biologia celular e genética. – Evolução biológica e grupos vegetais costumam cair mais na segunda fase, mas é bom dar uma olhada também. |
– É preciso concentrar-se no conteúdo. A prova da Unicamp é bem conceitual. – O foco maior na primeira fase deve ser dado nas áreas de genética e ecologia. Continua após a publicidade
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Química | – Na primeira fase serão cobrados conceitos básicos de Química, com alguns cálculos menos complicados, comparado ao nível de exigência da segunda fase. |
– Por seu caráter interdisciplinar, muitas questões poderão abordar temas atuais, como problemas atmosféricos, poluição, sustentabilidade. – O aluno deve estudar principalmente transformações químicas e saber resolver as questões básicas que envolvam o conceito de mol e cálculo estequiométrico. |
Matemática |
– Todas as questões são contextualizadas e são apresentadas situações-problema. Nelas o candidato deve aplicar conceitos matemáticos, como equações de primeiro e segundo grau. – É importante estudar funções, desde a elaboração do gráfico até sua interpretação (crescimento, taxa de variação). – Fique atento à geometria plana e estude questões que envolvam triângulos (semelhança, área). Continua após a publicidade
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– Na geometria, mais do que decorar todas as fórmulas, o aluno precisa conseguir decompor uma figura desconhecida em outras que ele conheça a área. – Dominar porcentagem também é essencial, já que isso pode facilitar até a resolução de matérias como geografia, que usam muitos dados estatísticos.
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Física | – Os últimos exames mostraram equilíbrio entre as áreas da Física, com questões de Mecânica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Óptica e Ondas. Por isso, é importante que nessa reta final o aluno tenha bom conhecimento dos conceitos básicos e não se apegue a apenas algumas fórmulas decoradas. |
– A prova cobra a Física em situações cotidianas. É importante estudar as provas anteriores e fazer exercícios que também tenham esse perfil. – Na prova anterior foram apresentadas situações a partir de objetos comuns, como uma fita adesiva ou um radar de trânsito
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Redação |
– A prova de redação cobra que o aluno tenha domínio de linguagens variadas e comuns ao dia-a-dia das pessoas. Não será surpresa se a prova pedir para o candidato escrever um bilhete ou uma mensagem pelo Facebook fingindo ser alguém. |
– “Encarnar o personagem” é um dos pontos mais importantes. Saber lidar com a situação colocada pela proposta também é fundamental. – Treine textos diversos, colocando-se no lugar do personagem e demonstrando isso por meio da linguagem. Por exemplo, se é um adolescente, utilize uma linguagem mais descontraída (mas não cometa erros de português ou faça abreviações como na internet – a não ser que isso seja pedido). |
FONTES: Geografia – Professor Reinaldo Scalzaretto, do Cursinho Anglo; Redação – Professora Vivian D’Angelo, do Cursinho do XI; História – Professor Elias Feitosa de Amorim Junior, do Cursinho da Poli; Física – Francisco Flavio Ribeiro Viana, do Cursinho do XI; Química – Hamilton Bigatão, do Cursinho da Poli; Biologia – Armênio Uzunian, do Cursinho Anglo; Matemática – Professor Eduardo Izidoro Costa, do Cursinho da Poli; Professora Augusta Aparecida Barbosa, coordenadora do Cursinho do XI e Professora Alessandra Venturi, coordenadora do Cursinho da Poli.
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