Guia do Estudante

Enem

Como estudar Ciências Humanas e suas Tecnologias para o Enem

Veja quais são os temas mais recorrentes e como se preparar

Ana Lourenço e Ana Prado | 14/10/2014 18h 33

- Veja quais são os temas mais cobrados no Enem

- Saiba tudo sobre o Enem: dicas, simulados e muito mais!

Os temas mais recorrentes

Alguns dos assuntos de Humanas que mais aparecem nas questões do Enem desde 2009
Movimentos sociais ao longo da História
Tecnologia e seu impacto na vida social e política
Cidadania
Problemas urbanos
Situação rural brasileira
Questão ambiental
O Enem cobra 45 questões das disciplinas que integram a área de Ciências Humanas, no caso, História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Os temas que podem ser abordados são bastante abrangentes. No entanto, o professor Célio Tasinafo, do cursinho Oficina do Estudante, identifica dois eixos temáticos principais para o Enem. O primeiro trata do exercício da cidadania e da reivindicação por liberdade. “Em ano de eleições gerais e após as manifestações recentes, aspectos relacionados à cidadania em geral e à liberdade de imprensa e de expressão podem ser cobrados de diversas maneiras nas questões”, explica.

O segundo eixo é o dos direitos humanos, incluindo igualdade de gênero, racismo e homofobia. “Os direitos das mulheres, especialmente em países islâmicos, e o combate a práticas discriminatórias contra homossexuais e negros podem aparecer”, aposta.

De acordo com o professor Gianpaolo Franco Dorigo, do Anglo, o Enem dá bastante importância a movimentos sociais. “Ocorre com alguma frequência o questionamento sobre o movimento operário e suas lutas, tanto no Brasil do século XX quanto nos primórdios da Revolução Industrial inglesa", explica ele. Na História do Brasil, muitas vezes o movimento operário é analisado à luz das relações com o Estado, principalmente na época do trabalhismo de Getúlio Vargas.

Já no século XIX, afirma o professor, a atuação de movimentos sociais no Brasil envolve principalmente a luta pela emancipação dos escravos e a posterior inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Mas fique atento: segundo Gianpaolo, o Enem costuma priorizar a História do Brasil. "A preocupação com História do Brasil é evidente, com as perguntas sobre o assunto geralmente superando aquelas consideradas de História Geral", constata ele.

Além disso, o professor Elias Feitosa, do Cursinho Henfil, ressalta a importância do “aniversário” de datas importantes em 2014, que podem ser usadas como gancho para questões. “Temas como os 50 anos do Golpe Militar ou os 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial são bastante importantes e têm chances de cair no exame deste ano”, diz.

Já em relação a Geografia, os temas cobrados são um pouco mais específicos. O Enem costuma basear suas questões também nos aspectos que envolvem o Brasil, normalmente sobre indústria, água, energia, urbanização e impactos ambientais da poluição. Assim como em História, os temas sociais são sempre bem cotados para aparecer pela prova, como violência, conflitos por terra, crescimento populacional, entre outros.

Confira alguns exemplos de como os temas de Ciências Humanas costumam ser cobrados:

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Em Filosofia e Sociologia, o professor Elias Feitosa ressalta que a cobrança tem sido feita um pouco além de uma simples leitura e interpretação de texto. "O Enem vem cobrando conceitos fundamentais, o que implica a exigência do domínio dos temas", diz.

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)

HISTÓRIA

Em História, é notória a preocupação do Enem em cobrar movimentos sociais e movimentos por direitos humanos. Deve ser dada atenção especial às conquistas trabalhistas, às conquistas das mulheres e a períodos de ditadura no Brasil (tanto a de Getúlio Vargas quanto a militar). Além disso, conforme ressaltado pelos professores, o Enem tende a cobrar mais História do Brasil do que História Geral.

Outro ponto importante que deve ser destacado é que a prova de Ciências Humanas, em geral, costuma pedir comparação entre textos, análise de imagens (charges, obras de arte, fotos), além da relação entre texto e imagem.

Confira:

Mulheres: exemplo retirado do Enem 2013 (resolução)

Desenvolvimento social: exemplo retirado do Enem 2013 (resolução)

Escravidão: exemplo retirado do Enem 2013 (resolução)

Ditadura: exemplo retirado do Enem 2012 (resolução)

GEOGRAFIA

Em Geografia, o Enem costuma cobrar interpretação de gráficos e tabelas. Temas sociais também são priorizados, mas aspectos físicos como hidrografia ou vegetação sempre aparecem. Importante focar também em urbanização, indústria, transportes e agricultura.

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)

Exemplo: questão retirada do Enem 2013 (resolução)

Compartilhe