Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

“De uma modo geral o Enem 2010 foi bom”, diz coordenador de cursinho

Enunciados menores e abrangência nas questões fizeram do Enem uma boa prova, mas ainda pode melhorar

Por por Mariana Nadai
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h45 - Publicado em 8 nov 2010, 19h47

No último final de semana, 6 e 7 de novembro, cerca de 3,3 milhões de candidatos realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. O exame apresentou alguns problemas, como inversão do gabarito e erro de impressão, e está suspenso segundo determinação da justiça do Ceará. Apesar de tudo isso, a prova apresentou uma grande melhora em relação ao ano passado. – MEC espera que juíza revogue suspensão do Enem

Para o coordenador geral do cursinho Anglo, de São Paulo, o professor Nicolau Marmo, de uma maneira geral a prova foi boa. "Fazendo uma avaliação dos dois dias, a prova foi boa. Houve progresso em relação ao ano passado", diz o coordenador.

Segundo o professor, apesar da boa avaliação, o Enem ainda tem o que melhorar. "Pensando que o exame é uma prova de vestibular, e que uma prova dessa precisa abordar os temas que o estudante viu no ensino médio, o Enem cumpriu parte dessa missão, porque as provas de ciências da natureza e linguagens e códigos deixaram de abordar temas importantes", comenta.– Baixe todas as provas do Enem e confira o gabarito

Novidades
Neste ano, pela primeira vez, o Enem apresentou questões de línguas estrangeiras. O estudante teve que responder cinco questões ou de inglês ou de espanhol, a escolha foi feita na inscrição para o exame.

Para a professora de inglês do cursinho Anglo Patrícia Senne dos Santos, a prova de inglês estava muito bem feita. "As questões estavam bem sofisticadas. Os vocabulários não eram difíceis, mas exigia uma capacidade de interpretação de texto", diz.

– Entenda a TRI, método usado para calcular a nota final

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

A professora também considerou que o número de questões foi de bom tamanho. "Nós esperávamos que a prova tivesse entre cinco e oito questões. A prova da Fuvest, por exemplo tem apenas cinco alternativas de inglês, o que é suficiente para avaliar o aluno", comenta Patrícia.

Enunciados menores
"Considero que o ministro da Educação, Fernando Haddad, cumpriu em parte a promessa de diminuir os enunciados das questões. A prova de ciências humanas, por exemplo está de parabéns, as questões estavam com um bom tamanho, mas a de ciências da natureza continuou com perguntas enormes, deixando a prova apertada até para os alunos mais bem preparados", diz Nicolau Marmo.

Diferentemente da prova de ciências da natureza, o exame de matemática apresentou perguntas menores e bem feitas. "Além de enunciados mais concisos, a prova de matemática foi bem elaborada, com questões bastante abrangentes e bem contextualizadas, que apresentavam interdisciplinaridade", explicou Roberto Jamal, professor de matemática do cursinho Anglo.

LEIA TAMBÉM
– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
“De uma modo geral o Enem 2010 foi bom”, diz coordenador de cursinho
Enem
“De uma modo geral o Enem 2010 foi bom”, diz coordenador de cursinho
Enunciados menores e abrangência nas questões fizeram do Enem uma boa prova, mas ainda pode melhorar

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.