Guia do Estudante

Vestibular

Enem dará diploma de Ensino Médio para maior de 18 anos que fizer 400 pontos

Regra vale desde o ano passado; mesmo quem nunca foi à escola pode receber certificado de conclusão de estudos

23/06/2010 16h43

da redação

Enem substitui antigo supletivo: maiores de 18 anos têm direito à certificado de conclusão de Ensino Médio se atingirem pontuações mínimas na prova
Treine para o Enem com nosso simulado online
30 dicas para mandar bem na redação
Enem reconhece candidato que 'chuta'
Download: a prova cancelada em 2009

Para quem tem mais de 18 anos e não terminou os estudos, fica a dica: prepare-se para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), tire no mínimo 400 pontos em cada disciplina e 500 na redação e você receberá o seu diploma de conclusão do ensino médio. As regras foram publicadas na última terça-feira (22) pelo Ministério da Educação (MEC).

O uso do Enem como substituto das provas de EJA (Ensino de Jovens e Adultos), antigo supletivo, está em vigor desde o ano passado. A diferença é que, a partir deste ano, a nota do Enem sozinha será suficiente para receber certificado de conclusão de estudos - mesmo que a pessoa nunca tenha ido à escola. Até o ano passado, era necessário fazer prova de inglês à parte.

- Edição especial Guia do Estudante: tudo sobre o Enem


O Enem é dividido em quatro grandes disciplinas: ciências humanas, ciências da natureza, linguagem (que inclui, a partir deste ano, perguntas de inglês ou espanhol) e matemática. Cada nota é dada em separado, numa escala que vai de 0 a 1 000.

- Estudante vai escolher idioma para o Enem
- Você escolheria inglês ou espanhol? Vote

É preciso indicar o interesse em usar o Enem como certificado de conclusão de estudos já na ficha de inscrição. Depois de receber o boletim de notas, o candidato terá de ir à secretaria de educação de seu estado ou da cidade, ou ainda procurar algum Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) para pedir a emissão do diploma.

As inscrições do Enem de 2010 vão até 9 de julho e são feitas apenas pela internet. Os testes serão aplicados em 6 e 7 de novembro e é preciso ter feito 18 anos antes do dia da primeira prova para receber o certificado de conclusão do ensino médio.

SAIBA MAIS
- Notícias de vestibular

Compartilhe