Guia do Estudante

Fies

O que é e como funciona o Fies - Financiamento Estudantil

27/09/2010 18h03

O que é: um programa do Governo criado em 1999 para substituir o Programa de Crédito Educativo - PCE/CREDUC. Destina-se a financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos de sua formação. 

A partir de 2010, o programa passa a funcionar em um novo formato. Agora, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o novo Agente Operador do Programa e os juros caíram para 3,4% ao ano. Além disso, o financiamento poderá ser solicitado em qualquer período do ano. 

Leia mais aqui.

Quem pode participar: alunos que estejam regularmente matriculados em instituições não gratuitas que sejam cadastradas no Fies e possuam avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Como participar: por meio de processo seletivo. Leia mais aqui. Consulte aqui as instituições e cursos que participam do programa.


ProUni
Desde 2005 o Fies também concede financiamento também aos estudantes selecionados pelo ProUni (Programa Universidade para Todos), regularmente matriculados em cursos de graduação, para recebimento da bolsa parcial de 50%. 

- Saiba mais sobre o Prouni

O Fies pode ser utilizado por esses estudantes para pagamento de 25% do valor da mensalidade. Os bolsistas parciais do ProUni não participam dos processos seletivos regulares do Fies, sendo designados períodos específicos para concessão do financiamento.

- Acesse aqui para tirar dúvidas sobre o Fies

- Acesse o site oficial


Compartilhe