Guia do Estudante

Vestibular

Inscrições para o FIES têm novo prazo

05/05/2009 17h24

Segundo o Ministério da Educação, os estudantes interessados em aderir ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ganharam mais tempo para fazer a inscrição. O prazo, que se encerraria na última quinta-feira, dia 30 de abril, foi prorrogado até 15 de maio. Podem pedir o benefício os estudantes matriculados em instituições de educação superior particulares que tenham aderido ao Fies em 2009.

Os interessados podem financiar de 50% a 75% da mensalidade, independentemente do semestre que estiverem cursando. A taxa de juros é de 3,5% (fixa) por ano para os matriculados em cursos de licenciatura, pedagogia, normal superior e cursos tecnológicos constantes do catálogo da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Há também a de 6,5% (fixa), anual, para os demais cursos. Durante o curso, o estudante paga uma parcela de até R$ 50, a cada três meses, para amortizar parte dos juros do financiamento.

Para contratar o Fies, o estudante precisa apresentar um ou mais fiadores ou utilizar a fiança solidária - grupos de três a cinco estudantes, matriculados na mesma instituição, tornam-se fiadores entre si e ficam responsáveis pelo pagamento das parcelas de todos os integrantes. Na fiança solidária não há necessidade de comprovar renda.

As inscrições devem ser feitas na página eletrônica do Fies. Mais informações sobre o financiamento estão disponíveis no portal do Ministério da Educação.

Compartilhe