Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

MEC anuncia a criação de novos cursos de Medicina em todo o país

Serão abertas 2.290 vagas de graduação em faculdades particulares

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h27 - Publicado em 13 jul 2015, 12h42

Na última sexta-feira (10), o Ministério da Educação e da Saúde anunciaram a criação de 36 novos cursos de Medicina em todo o Brasil. Os novos cursos, que vão totalizar 2.290 vagas de graduação em faculdades particulares, foram criados dentro da estratégia do Programa Mais Médicos, que visa reestruturar e ampliar o atendimento médico no país, e terão um prazo de 18 meses para começarem a funcionar.

– Os melhores cursos de Medicina do Brasil

– Como lidar com o medo do vestibular de Medicina?

Continua após a publicidade

De acordo com os ministérios, as 36 cidades contempladas não têm faculdade na área e não são capitais de estado, o que contribui para a interiorização do ensino médico. A seleção das Instituições de Ensino Superior (IES) foi realizada ao longo de três fases. Primeiro, em fase eliminatória, foram selecionadas as instituições que atendiam aos pré-requisitos relativos à saúde financeira da instituição, do plano de negócios, e da capacidade econômico-financeira para ofertar curso de medicina. Em seguida, foi analisada a experiência regulatória das habilitadas por meio dos seguintes critérios: indicadores de qualidade das IES vinculadas e indicadores dos cursos da área de saúde, oferta de curso de Medicina, existência residência médica e pós-graduação stricto sensu e processos de supervisão.

A fase final, de análise e classificação das propostas, selecionou os melhores projetos. A avaliação foi realizada por especialistas, médicos professores de Medicina de universidades federais, integrantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas. Foram avaliados o projeto pedagógico, o plano de infraestrutura da instituição de educação superior, de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do município, plano de implantação de residência médica e o de oferta de bolsas para alunos.

São Paulo receberá a maior oferta dos novos cursos
O estado de São Paulo é o que mais oferecerá novos cursos de medicina autorizados pelo Ministério da Educação. Serão 12 cidades, com um curso cada, o que totaliza 930 vagas. Os municípios contemplados são: Araçatuba, Araras, Bauru, Cubatão, Guarujá, Guarulhos, Jaú, Mauá, Osasco, Piracicaba, Rio Claro, São Bernardo do Campo e São José dos Campos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

As instituições selecionadas foram: Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium de Araçatuba, Faculdade São Leopoldo Mandic de Araras, Universidade Nove de Julho, Universidade Santa Cecília, Universidade do Oeste Paulista, Universidade Nove de Julho de Mauá, Universidade Nove de Julho de Osasco, Universidade Anhembi Morumbi de Piracicaba, Universidade Anhembi Morumbi de Rio Claro, Universidade Nove de Julho de São Bernardo do Campo e Universidade Anhembi Morumbi de São José dos Campos.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
MEC anuncia a criação de novos cursos de Medicina em todo o país
Universidades
MEC anuncia a criação de novos cursos de Medicina em todo o país
Serão abertas 2.290 vagas de graduação em faculdades particulares

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.