Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Medicina é o curso com maior número de inscritos no vestibular da Unesp

Curso registrou 243,8 candidatos por vaga e bate recorde na história do processo seletivo

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 26 out 2015, 17h30

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) registrou um total de 103.677 inscritos no vestibular 2016. Eles vão concorrer a 7.355 vagas, o que representa 14,1 candidatos por vaga. O curso com mais inscritos foi o de Medicina, em Botucatu, com 21.940 candidatos para 90 vagas, o que indica 243,8 por vaga, um recorde na história do exame da instituição.

Depois de Medicina, as carreiras mais concorridas, foram Direito – período matutino, em Franca (69,2 candidatos por vaga); Arquitetura e Urbanismo, em Bauru (51,4); Engenharia Química, em Araraquara (45,0); Psicologia – integral, em Bauru (44,1); Medicina Veterinária, em Botucatu (40,3); Direito – noturno, em Franca (40,0); Psicologia – noturno, em Bauru (36,9); e Engenharia Civil, em Bauru (36,7).

As provas da Unesp serão realizadas em duas fases. A primeira etapa acontece em 15 de novembro, em 31 cidades paulistas (além das 23 onde há cursos, os exames acontecerão em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba) e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). A segunda fase será aplicada nas mesmas cidades, nos dias 13 e 14 de dezembro.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Em 2015, cerca de 3.300 alunos egressos de escolas públicas ingressaram na Unesp. No Vestibular 2016, o Sistema de Reserva de Vagas para a Educação Básica Pública (SRVEBP) garante um mínimo de 35% das vagas de cada curso para alunos que tenham feito todo o ensino médio em escola pública, proporção essa que deve chegar a 50% até o Vestibular 2018. Atualmente, vários cursos da Unesp já tem 50% ou mais de seus alunos vindos da escola pública, mas o SRVEBP garante que isso se dê em todos os cursos de graduação que a universidade oferece.

Os alunos ingressantes vindos de escolas públicas e/ou de baixa renda podem contar com os inúmeros programas de apoio à permanência estudantil: moradia estudantil, bolsas de auxílio manutenção, dentre outras. Dentre os alunos de escolas da Secretaria da Educação que se inscrevem para o vestibular mediante a senha retirada em suas escolas, os de melhor classificação recebem bolsas válidas para todo o período do curso no qual ingressaram.

Leia mais

– Notícias sobre os vestibulares e o Enem

Publicidade
Medicina é o curso com maior número de inscritos no vestibular da Unesp
Enem
Medicina é o curso com maior número de inscritos no vestibular da Unesp
Curso registrou 243,8 candidatos por vaga e bate recorde na história do processo seletivo

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.