Guia do Estudante

ProUni

MEC divulga primeira chamada do Prouni 2014

Pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino até sexta-feira para apresentar a documentação e providenciar a matrícula

da redação | 20/01/2014 12h 44

Foi liberado nesta segunda-feira (20) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni). As listas de aprovados podem ser consultadas no site do Ministério da Educação (clique para ver). Os estudantes pré-selecionados devem comparecer à instituição de educação que fez a convocação até sexta-feira (24) para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. O resultado da segunda chamada será divulgado, também pela internet, no dia 3 de fevereiro.



Esta edição teve recorde de inscritos, com 1.259.285 candidatos e 2.424.354 inscrições (cada candidato pôde fazer até duas opções de curso). No ano passado, a primeira edição registrou 1.032.873 candidatos após o encerramento. Em 2012 (recorde anterior), foram 1.208.398.

Neste primeiro semestre, o programa oferece 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos, crescimento de 18% em relação à primeira edição do ano passado.

O programa

O ProUni é destinado a alunos que querem concorrer a bolsas de estudo, integrais ou parciais, em instituições particulares de educação superior. Podem receber bolsas integrais estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais são destinadas aos candidatos com renda bruta familiar até três salários mínimos por pessoa. O bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade.

Para concorrer, era necessário ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas, além de não ter zerado a redação. Também era preciso ter cursado o ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede privada e não ser portador de diploma de curso superior.

Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Lista de espera

Este ano, há mudança quanto aos procedimentos da lista de espera. Agora, o estudante que não for pré-selecionado nas duas chamadas regulares e quiser participar da lista terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, comparecer à instituição de ensino na qual pretende estudar com os documentos necessários. Após esse processo, a instituição terá prazo para avaliar a documentação. O estudante selecionado receberá o resultado por meio do boletim do candidato, disponível on-line na página do ProUni. Nas edições anteriores, o candidato tinha de manifestar interesse na lista de espera e aguardar a convocação da instituição.


LEIA MAIS

- Notícias sobre o ProUni

- Notícias de vestibular e Enem

Compartilhe