Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Prova da Fuvest foi difícil e trabalhosa, afirmam professores

Dificuldade na prova de física e questões interdisciplinares chamaram atenção

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h36 - Publicado em 30 nov 2014, 20h30

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) realizou neste domingo (30), a primeira fase do processo seletivo 2015 da instituição, que seleciona alunos para 11.057 vagas dos 249 cursos da USP e para 120 vagas do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.– Confira a correção comentada da primeira fase do vestibular 2015 da Fuvest

– Veja o gabarito oficial da primeira fase da Fuvest 2015

A prova, que teve 90 questões de multipla escolha, foi considerada trabalhosa, difícil, mas bem feita, de acordo com o professor e diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo. "Foi uma prova esperada da Fuvest, de nível difícil. Essa é uma prova muito boa, realmente seletiva, que aprova apenas o candidato que realmente estudou", diz o direitor.

O coordenador do cursinho Anglo Vestibulares, o professor Luis Ricardo Arruda, também achou a primeira fase da Fuvest foi bem difícil. Principalmente as questões de física. "Toda a prova foi difícil, mas as questões de física estavam muito mais difíceis que nos outros anos. Química também chamou atenção pela complexidade, com perguntas que cobravam experimentos", afirma.

Continua após a publicidade

Para Célio, o que mais chamou atenção na prova de física, foi a contextualização das questões. "Os alunos sempre se perguntam: ‘mas para que serve aprender isso?’ e hoje a Fuvest mostrou, com perguntas próximas a realidade dos alunos. Como, por exemplo, uma questão sobre pressão que falava de uma panela de pressão", comenta Célio.

O professor também considera que as questões de linguagens podem ter assustado os estudantes que não estavam preparados. "Quem não leu as obras pedidas, quem não as estudou, não conseguiu responder essa prova. As questões não perguntavam diretamente sobre o enredo, faziam comparações entre as obras, o que dificultava a resposta", afirma o diretor pedagógico.

Luis Ricardo Arruda comenta que a prova de matemática foi menos difícil para o candidato que estudou de tudo, quem focou em uma ou outra matéria, se deu mal: "matemática cobrou de tudo. A prova de geografia também foi bem abrangente e de fato cobrou conhecimento da matéria e não apenas interpretação de texto, como questões sobre placas tectônicas e migração", diz o coordenador.

Questões interdisciplinares
Outra questão que chamou muito a atenção dos profesores do cursinho Oficina do Estudante, foram as questões interdisciplinaes. "A Fuvest realmente colocou na prova esses tipos de questões. Não eram perguntas que apenas contextualizavam um asunto, elas realmente pediam mais de uma matéria para ser resolvida", explica o diretor Célio Tasinafo.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Como uma questão sobre a obra Memória de um Sargento de Milícias, de Manuel Antônio de Almeida. A pergunta se referia ao livro e as mudanças históricas que ocorrem no Brasil na época em que a obra foi escrita. "O candidato precisava ter lido o livro, saber em que época ele foi escrito e ter conhecimento sobre a história do Brasil", diz o diretor.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem 

Publicidade
Prova da Fuvest foi difícil e trabalhosa, afirmam professores
Universidades
Prova da Fuvest foi difícil e trabalhosa, afirmam professores
Dificuldade na prova de física e questões interdisciplinares chamaram atenção

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.