Guia do Estudante

Vestibular

Saiba como conseguir uma vaga no Unicef

Para fazer estágio ou trabalhar como voluntário remunerado no órgão, candidato precisa falar inglês e ter interesse por questões sociais

Bruno Aragaki | 31/03/2010 12h02

por Bruno Aragaki

Para quem sonha em trabalhar na Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, aí vão uma boa e uma má notícia. A primeira é que conseguir um emprego lá é mais simples do que muita gente imagina. As vagas são divulgadas no site da instituição e dá até para conseguir um estágio. No Brasil, a equipe já tem cerca de 120 pessoas mas, eis a parte menos animadora, não há perspectivas de novas contratações por enquanto.

No entanto, vale a pena ficar atento. “Pode surgir um projeto novo, com uma demanda específica, e publicamos a oportunidade no site”, explica Graça Campos, profissional de recursos humanos do Unicef em Brasília.

Na seção “Oportunidades de trabalho” da página da agência, são publicadas as vagas oferecidas nos oito escritórios do Brasil. Há postos em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Manaus, Belém, Salvador e Fortaleza.

ESTÁGIO
Para quem ainda está estudando, é possível entrar no Unicef como estagiário. Os requisitos variam conforme a vaga mas, em geral, “é necessário ter nível avançado de inglês, que é a língua de trabalho da ONU no país, e experiência em trabalhos sociais”, explica Graça.

- Estude: resolva simulados de inglês

Pode haver vagas para estudantes de áreas tão diversas quanto comunicação e medicina. Um detalhe: os estágios não são remunerados, mas ter o timbre de uma instituição do porte do Unicef no currículo pode ser bastante útil.

Os interessados devem preencher cadastro online no site do Unicef, em inglês, para que o currículo faça parte do banco de dados da instituição.


VOLUNTÁRIO REMUNERADO
Outra "porta de entrada” para a agência é o programa de voluntariado da ONU. Mas atenção: fazer parte do projeto não significa trabalhar de graça. “Os selecionados recebem ajuda de custo, em torno de R$ 1.500 mensais, mas não têm vínculo empregatício”, explica a profissional de RH.

É necessário ser recém-formado em nível de graduação, falar inglês e algum outro idioma e ter experiência com temas sociais. Há vagas para voluntários nos escritórios do Unicef em diversas partes do mundo, todas postadas no site do United Nations Volunteers (Voluntários das Nações Unidas).

Interessado em estágio ou voluntariado, o candidato à Unicef deve se preparar para enfrentar concorrentes de todo o planeta. “Mas não é impossível, e as candidaturas são sempre bem-vindas”, diz Graça.

LEIA MAIS
- Notícias de vestibular
- Notícias de Enem

Compartilhe