Guia do Estudante

Vestibular

Saiba como se dar bem no Simuladão Enem GE

Professores apontam que ler atentamente as questões é a chave para fazer uma boa prova

por MARIANA NADAI | 18/05/2011 18h 12

O Simuladão Enem GUIA DO ESTUDANTE 2011 chegou. Neste sábado (21), milhares de pessoas farão a prova que há quatro anos prepara estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, de quebra, dá prêmios para os melhores colocados. Se você fez a sua inscrição e garantiu presença no simulado, confira a seguir algumas dicas de professores que elaboraram o exame e mande bem na prova. Boa sorte!

- Aquecimento Simuladão Enem GE: resolva a prova de 2010

Leitura é fundamental: o estudante deve explorar ao máximo a sua capacidade de leitura. É importante ler atentamente as alternativas e buscar no enunciado os argumentos para poder responder a questão. “Nas questões do Enem, a resposta do que se pede normalmente está no enunciado da pergunta”, explica a professora Marisa Balthasar, coordenadora das questões de Linguagens e Códigos.

Selecione os argumentos importantes: faz parte de uma boa leitura conseguir identificar nas questões quais os argumentos são importantes para responder a pergunta. Essa seleção é necessária, “porque o tempo da prova não é o ideal. Ao diferenciar o que vale a pena ler o estudante ganha tempo”, diz Marisa.

Não foque em conteúdos específicos: O Enem procura avaliar se o estudante consegue juntar o que foi ensinado em sala de aula com o que está acontecendo no mundo. A prova não vai perguntar, por exemplo, quantas placas tectônicas existem. “O que foi aprendido na escola acaba sendo uma maneira de abordar a questão. Por isso é mais importante ficar atento ao texto que conduz a alternativa para conseguir responder a pergunta”, comenta a professora Angela Correa, coordenadora das questões de Ciências Humanas.

Atenção às discussões que estão na mídia: a redação do Enem sempre aborda questões nacionais que estão sendo discutidas na mídia e cobram uma postura do candidato frente ao tema. “Além disso, a prova também exige que o estudante faça uma proposta de mudança para o problema colocado. O aluno é penalizado se não fizer isto”, afirma Marisa Balthasar.

Prepare-se para ler muito. Assim como a verdadeira prova do Enem, o simulado será um exame com alternativas extensas. A prova também é muito parecida pela sua diversidade de textos. Alguns mais fáceis, como matérias de jornais, outros mais difíceis, como artigos científicos.

LEIA TAMBÉM

- Notícias de vestibular e Enem

Compartilhe