Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

UFSC reserva 35% das vagas para cotas no vestibular 2014

Serão 25% para egressos de escola pública e 10% para autodeclarados negros

Por da redação
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h54 - Publicado em 19 set 2013, 16h25

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) divulgou que adotará, a partir do vestibular 2014, a reserva de 35% das vagas distribuídas em modalidades de cotas. Serão 25% para egressos de escolas públicas e 10% para candidatos autodeclarados negros.

– Lei de cotas completa um ano e universidades federais têm 32,5% das vagas ocupadas por cotistas

Como funcionará

Dos 25% para egressos de escola pública, 12,5% serão para estudantes de famílias com renda mensal bruta inferior a um salário mínimo e meio, com reservas, ainda nessa porcentagem, para pretos, pardos e indígenas, na proporção da somatória desses grupos na população catarinense. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses grupos somam 16% da população. Igualmente, 12,5% das vagas serão destinadas a para estudantes com renda familiar mensal bruta superior a um salário mínimo e meio, sendo mantida também nesse grupo de renda a proporcionalidade de vagas para pretos, pardos e indígenas, nos termos da Lei nº 12.711/2012.

O Conselho Universitário da UFSC  manteve 10% das vagas para candidatos autodeclarados negros (PAA/UFSC), em todos os cursos e turnos, prioritariamente para egressos de escolas públicas. Também foram aprovadas 13 vagas suplementares para estudantes indígenas. A nova resolução exclui a necessidade de validação de autodeclaração para os negros que concorrem na cota racial do PAA/UFSC. Até 2013, candidatos aprovados nessa modalidade de vagas necessitavam ter sua autodeclaração validada por uma comissão. O controle sobre a ocupação das vagas pelos grupos sociais passará a ser feito por meio de mecanismos de acompanhamento institucional e social e caso seja constado a falsidade de informações, o estudante poderá perder a vaga na instituição.

A opção do candidato que participará da ação afirmativa de acesso aos cursos de graduação deverá ser feita no ato de inscrição no vestibular. Os candidatos que optarem por participar do programa de ações afirmativas também concorrerão pela classificação geral.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Cotas nas federais

Em 2012 foi sancionada a Lei das Cotas. Até 2016, todas as universidades federais deverão reservar 50% de suas vagas para as ações afirmativas. A reserva será dividida meio a meio. Metade das cotas, ou 25% do total de vagas, será destinada aos estudantes negros, pardos ou indígenas de acordo com a proporção dessas populações em cada estado, tendo como base as estatísticas mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esses alunos também deverão ter feito escola pública. A outra metade das cotas será destinada aos estudantes que tenham feito todo o Ensino Médio em escolas públicas e cujas famílias tenham renda per capita até 1,5 salário mínimo.

LEIA MAIS

– Notícias de vestibular e Enem

Publicidade
UFSC reserva 35% das vagas para cotas no vestibular 2014
Universidades
UFSC reserva 35% das vagas para cotas no vestibular 2014
Serão 25% para egressos de escola pública e 10% para autodeclarados negros

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.