Guia do Estudante

Vestibular

Veja como entrar em Direito, Medicina e Engenharia com a nota do Enem 2009

Garimpamos o melhor do Sisu, o vestibular unificado das universidades públicas. Dá para entrar (em uma boa) universidade já no 2º semestre

10/06/2010 13h04

da redação

Dá para entrar ainda este ano em carreiras disputadas como Engenharia, Direito ou Medicina usando a nota do Enem 2009. O GUIA garimpou o site do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e selecionou vagas interessantes abertas em universidades públicas.

MAPA DA MINA
Garimpamos as vagas mais legais
do Sisu de meio de ano

Medicina Unirio - 77 vagas
UFMA - 50
UFSJ - 3
Engenharia Civil UTFPR - 176
UTF - 10
Engenharia Mecânica UFSJ - 10
UTFPR - 132
Engenharia Elétrica UFMA - 50
IFGO - 6
Engenharia IFSP (antigo Cefet-SP) - 12
Direito UFMA - 150
UFMS - 110
Unirio - 71
Biologia UFSC - 29
Unifal - 40
Jornalismo UFMA - 62
Arquitetura e Urbanismo UTFPR - 44
UFSJ - 3
Administração Pública Unirio - 50
Uergs - 11
Faça você também sua seleção
As inscrições continuam abertas até a próxima segunda-feira (14). Até lá, você pode entrar no site do Sisu, se candidatar para até duas vagas e mudar de opção quantas vezes quiser.

- Sisu de meio de ano tem 35 instituições e 16,5 mil vagas

A dica é: faça o cadastro durante o dia e volte à noite para ver a nota de corte - a nota mínima para entrar. Caso sua nota esteja muito abaixo, procure outra opção que te interesse.

- Nota do Enem 2009: dá para baixar o boletim
- Prouni para o 2º semestre: a partir de terça-feira
- Fies dá empréstimo para pagar faculdade só depois da formatura

A intenção do Ministério da Educação (MEC) é que a página se transforme numa espécie de 'vestibular nacional'. Em vez de viajar de cidade em cidade fazendo provas, os estudantes fazem o Enem, entram no site e disputam vagas disponíveis em todo o Brasil.

No meio do ano, a oferta de vagas é menor, já que nem todas universidades abrem turmas no meio do ano. Mas a disputa também costuma ser menos acirrada. Mas atenção, é preciso ter terminado o ensino médio para poder tentar as vagas.

Outro detalhe é que muitas universidades públicas de prestígio continuam fazendo seus processos seletivos sem o Sisu. É o caso das gigantes paulistas - Unesp, USP e Unicamp - e de muitas mineiras.

Por outro lado, oito faculdades adotaram o Sisu neste meio de ano. Ao todo, há 16,5 mil vagas e 35 instituições participando do vestibular unificado.

Para quem ainda está no Ensino Médio, haverá outra rodada do Sisu no fim do ano. As inscrições do Enem 2010, um requisito para participar da seleção, abrirão em 21 de junho.

LEIA MAIS
- Notícias de vestibular

Compartilhe