Guia do Estudante

Enem

Veja as respostas para as principais dúvidas sobre o Enem enviadas pelos leitores do GUIA

Estudantes enviaram questões pelas redes sociais

da redação | 01/06/2012 17h 02

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) estão abertas desde segunda-feira (28). Os leitores do GUIA DO ESTUDANTE enviaram dúvidas sobre o exame e nós fomos atrás das respostas para vocês. Conseguimos as informações através dos canais oficiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).

- Entenda como funciona o Enem

- Enem já registra mais de 1 milhão de inscritos

- Inscrições para o Enem já estão abertas; confira como se inscrever

- Estudantes terão acesso à redação corrigida do Enem, mas não poderão recorrer da nota

 

Estudantes menores de idade podem fazer o Enem?

Sim, menores de idade podem fazer o Enem. No entanto, se não tiver completado 18 anos, não poderá ser solicitado o certificado de conclusão de Ensino Médio.

Quem ainda não tem CPF pode colocar o do pai ou da mãe na inscrição do Enem?

O documento deve ser o da própria pessoa. Não serão aceitos documentos de terceiros. Se você ainda não tem CPF, faça o pedido do documento nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios.

Se eu me inscrever no 2º ano, também poderei me inscrever no 3º ano do Ensino Médio?

Sim. A pessoa pode fazer a prova em qualquer ano. Se estiver concluindo o 3º ano em escola pública também estará isenta de taxa de inscrição.

Como faço para ser isento do pagamento de taxa de inscrição do Enem? Quem pode pedir isenção?

Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2012 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição.

Como proceder quando a escola em que eu estudo aparece como "não encontrada" durante a inscrição do Enem?

A informação sobre o nome da escola é solicitada quando o candidato informa que é "concluinte" e estuda em escola pública. Nesse caso, para pedir a isenção de taxa do exame, é solicitado o código da escola, que deve estar cadastrada no Censo Escolar do Ministério da Educação. Quem fornece esse código é a própria escola e basta que o aluno solicite à secretaria da instituição de ensino. Se mesmo após colocar o código você não conseguir localizar a escola, confirme o número com a instituição e tente novamente. Se o problema persistir, entre em contato com atendimento do MEC no telefone 0800-616161.

O Enem pode valer para documento de conclusão do Ensino Médio?

Sim, a certificação é mais uma das possibilidades que o Exame oferece. Os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no Ensino Médio junto a uma das instituições que aderem ao processo - secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições conveniadas pode ser conferida no edital. No ato da inscrição o participante deve indicar a instituição certificadora onde irá solicitar a certificação para fins de conclusão do ensino médio. As instituições que firmaram Acordo de Cooperação Técnica para esse fim estão listadas no Edital. A definição dos procedimentos para certificação é responsabilidade das instituições certificadoras

Faço 18 anos poucos dias após o término das inscrições. Posso fazer o Enem como documento de conclusão do Ensino Médio?

Sim. É preciso apenas que você complete os 18 anos antes do dia 3 de novembro de 2012, quando se iniciam as provas.

O que muda nas redações do Enem?

Agora a redação é corrigida por dois especialistas, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Cada corretor atribuirá uma nota entre 0 (zero) e 200 (duzentos) pontos para cada uma das cinco competências totalizando 1000 (mil) pontos. A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso ocorra uma diferença de 200 pontos ou mais entre as duas notas totais (numa escala de 0 a 1000) ou se a diferença de suas notas em qualquer uma das competências for superior a oitenta (80) pontos (numa escala de 0 a 200), a redação passará por uma terceira correção. A nota atribuída pelo terceiro corretor substitui a nota dos demais corretores. Caso o terceiro corretor apresente discrepância com os outros dois corretores, haverá novo recurso de ofício e a redação será corrigida por uma banca composta por três corretores que atribuirá a nota final ao participante.

Quem terminou o Ensino Médio há vários anos pode fazer o Enem?

Sim. O Enem é um exame voluntário e qualquer candidato pode participar: de qualquer idade, sexo ou escolaridade.

Como posso recuperar a senha de inscrição?

A recuperação da senha será feita no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao e será encaminhada por e-mail ou SMS, informados pelo próprio participante no momento da inscrição. O participante deverá informar o número de seu CPF e sua data de nascimento.

Posso editar algum dado após concluir a inscrição?

Poderão ser editados após a inscrição apenas dados como data de nascimento, opção de prova de língua estrangeira, endereço ou a opção de certificação de Ensino Médio via Enem. Dados como CPF não poderão ser alterados. Por isso é importante checar todas as informações antes de prosseguir com a inscrição. Para fazer alterações, entre com seus dados no site do Enem e clique em "Alterar dados".

Posso cancelar minha inscrição do Enem?

Não há como cancelar a inscrição pelo site. Se desistir de realizar o exame antes de pagar a inscrição, basta não efetuar o pagamento da taxa e você estará automaticamente fora da prova. Se já tiver pagado a taxa, você poderá não comparecer à prova, porém, não há devolução do valor.

Quem fez Enem no ano passado precisa fazer o mesmo procedimento na inscrição desse ano?

Se o Enem for usado para ingresso em uma instituição de ensino superior, você deve verificar com a própria faculdade se ela aceita inscrição com a nota do Enem realizado em anos anteriores. Mas verifique essa informação antes de terminar o prazo de inscrição para você não correr o risco de ficar sem participar do Enem 2012.

Terá o Sisu e ProUni no segundo semestre deste ano?

Os processos do Sisu e do ProUni ocorrem duas vezes por ano. Uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre. Ainda não foram divulgadas as datas de inscrição para o segundo semestre. O interessado precisa acompanhar as informações nos site do Sisu e no site do ProUni.

Se alguma das suas perguntas não estiver respondida aqui, confira no site do Enem as respostas para as questões mais frequentes (clique aqui) sobre a prova ou entre em contato com o MEC pelo telefone 0800-616161, que apresenta um canal exclusivo para tirar dúvidas sobre o exame.

LEIA MAIS

- Notícias de vestibular e Enem

Compartilhe