Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Conheça os exames das estaduais do Ceará, Pernambuco e Paraíba

Provas acontecem neste domingo. Saiba mais sobre o conteúdo exigido!

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h48 - Publicado em 26 nov 2009, 11h45

Três universidades estaduais do nordeste começam seus vestibulares neste domingo, 29 de novembro: Pernambuco, Ceará e Paraíba. Para garantir bom desempenho nos exames, os estudantes devem “ter calma e tranquilidade, dormir cedo e não estudar na véspera do exame, durante a madrugada”, recomenda Alexandre Martins da Silva, coordenador do Vest Plus – cursinho sediado em Recife. Também é importante “arejar a mente”, diz Silva, sugerindo que a leitura de “algum livro que não seja das disciplinas” pode ajudar.

– Confira também os exames de Federais que acontecem em 29/11

Novidades aparecem na prova da Universidade de Pernambuco (UPE), que incluiu perguntas de filosofia e sociologia no vestibular, destaca o coordenador. Mas os candidatos não devem se apavorar: “é novidade para todos porque não é algo muito adotado no ensino médio. Só teremos parâmetro desse conteúdo a partir do ano que vem”, afirma Silva. A UPE não tem segunda fase e realiza seu vestibular de 29 de novembro a 1 de dezembro. O concurso recebeu 28.241 inscrições para 3.530 vagas. O curso mais concorrido é Medicina, com 31,67 candidatos por vaga, seguido por Enfermagem (15,38). Os cursos menos disputados são Letras com especialização em inglês (1,93) e Geografia (2,1). Mais informações no site da Universidade.

– Guia de Profissões: Medicina– Guia de Profissões: Enfermagem– Guia de Profissões: Geografia– Guia de Profissões: Letras

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Também não tem segunda fase e realiza seu vestibular de 29 de novembro a 1 de dezembro. No primeiro dia, candidatos às 4.195 vagas da instituição respondem a questões de língua portuguesa, literatura brasileira, língua estrangeira e fazem uma redação. No segundo dia, são aplicadas provas de química, física e história. No último, matemática, biologia e geografia. As leituras obrigatórias são O Romance do Pavão Misterioso (José Camelo de Melo), O Vôo da Guará Vermelha (Maria Valéria Rezende), Libertinagem (Manuel Bandeira) e Boca do Inferno (Ana Miranda). A lista de aprovados será divulgada em 4 de janeiro pelo site www.uepbcomvest.inf.br.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)

Aplica seu exame de primeira fase neste domingo, 29 de novembro. A prova apresenta 60 questões de múltipla escolha sobre as matérias do ensino médio: geografia, história, matemática, física, química, biologia, língua portuguesa e língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol). Quem continuar na disputa por uma das 1.945 vagas oferecidas pela UECE fará a segunda etapa do concurso nos dias 20 e 21 de dezembro. Nela, todos os candidatos farão três provas: de redação e de três matérias relacionadas à carreira pretendida. Para acessar provas de anos anteriores, clique aqui.

– Leia mais notícias sobre vestibular

Publicidade
Conheça os exames das estaduais do Ceará, Pernambuco e Paraíba
Estudo
Conheça os exames das estaduais do Ceará, Pernambuco e Paraíba
Provas acontecem neste domingo. Saiba mais sobre o conteúdo exigido!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.