Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Enem 2010 terá inglês e espanhol; segurança será reforçada

Prova será montada às vésperas para evitar fraudes. Veja também as novidades da prova

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h50 - Publicado em 3 jun 2010, 13h29

da redação

Enem será aplicado em  /  Foto: Reprodução
Internauta afirmou ter cópia do Enem que será aplicado no fim do ano. "É impossível", diz Inep. "Prova só será montada nas vésperas"
Enem para professor já em 2011
Sisu de meio de ano: será de 10 a 14 de junho
Enem será primeira fase da UFMG
A partir do ano que vem, Fies vai exigir Enem
Resultado do Enem 2009: Inep libera download da sua a nota

A edição de 2010 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) só será montada às vésperas da aplicação da prova, agendada para 6 e 7 de novembro. A informação é do Inep, a autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo exame.

O anúncio foi feito depois de uma internauta ter afirmado no Orkut que tinha uma cópia do Enem 2010. Funcionários do Inep disseram ao GUIA que "não existe essa possibilidade". Eles garantem que medidas de "segurança máxima" foram adotadas para evitar que, como no ano passado, a prova vaze e tenha de ser cancelada.

Nem os professores que fazem as questões – chamadas de "itens", no jargão do Inep – sabem realmente o que vai cair na prova. Ao longo do ano, são elaboradas muitas perguntas a mais do que realmente será utilizado no Enem. Algumas são testadas com estudantes de ensino médio, para verificar se o enunciado está claro, por exemplo.

Continua após a publicidade
+ Estude para o Enem
Novo Enem: faça o simulado
Treine par ao Enem jogando
Download: Prova do Enem cancelada
Redação: 30 dicas para se dar bem

Todas essas perguntas são armazenadas no "Banco Nacional de Itens", uma sala do Inep vigiada 24 horas por dia. Por motivos de segurança, não são divulgadas fotos do local. O acesso é controlado por biometria – identificação por meio de características físicas, como impressão digital ou iris dos olhos.

Dias antes da aplicação do exame, as questões escolhidas serão agrupadas nos cadernos de questões. O material seguirá para gráfica que, este ano, terá câmeras de segurança monitoradas em tempo real. A distribuição das provas será feita pelos Correios, e há a possibilidade de batedores – escolta do Exército ou da Polícia Federal – acompanhar a distribuição da prova.

NOVIDADES
Além do reforço na segurança do exame, o Ministério da Educação prepara novidades no conteúdo do Enem 2010. Segundo o GUIA apurou, as questões de língua estrangeira devem entrar na prova já neste ano. E provavelmente, os candidatos poderão escolher entre inglês e espanhol.

Continua após a publicidade

A entrada de questões de Sociologia e Filosofia ainda não foi definida. Os assuntos devem ser introduzidas, gradualmente, no caderno de Ciências Humanas.

Ainda falta definir se o exame será obrigatório para todos os estudantes de Ensino Médio já neste ano – o mais provável é que não. Já o uso do Enem como certificado de estudos para maiores de 18 anos, cumprindo o papel do antigo supletivo, deverá ser mantido.

O Enem é usado para o Sistema de Seleção Unificada, em substituição ao vestibular em universidades federais que adotam a prova, e para as bolsas do Prouni. Universidades particulares também podem usar a prova como critério de seleção.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

SAIBA MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem

Publicidade
Enem 2010 terá inglês e espanhol; segurança será reforçada
Estudo
Enem 2010 terá inglês e espanhol; segurança será reforçada
Prova será montada às vésperas para evitar fraudes. Veja também as novidades da prova

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.