Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

?Enem? para professor começará já em 2011, diz MEC

Prova unificada seria aplicada para selecionar interessados em dar aula. Com a nota, candidato poderia tentar vaga de professor em todo país

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h53 - Publicado em 24 Maio 2010, 16h03

da redação

Começará já em 2011 o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, uma espécie de “Enem” para professores. A informação é do Inep, braço do Ministério da Educação (MEC) responsável por avaliações desse tipo – o órgão já faz o Enem e o Enade, o antigo provão.

A partir desta segunda-feira (24), o órgão recebe sugestões de qualquer pessoa, por meio de seu site, para definir detalhes do concurso e o conteúdo a ser cobrado dos futuros professores. Qualquer pessoa pode dar sugestões.

SER PROFESSOR É SUA VOCAÇÃO?
Profissão: Pedagogo
Teste: Pedagogia é sua profissão?
Pedagogia: campeã de matrículas
Curso de pedagogia: encontre o seu

A proposta é criar um banco nacional de professores, uma lista de profissionais qualificados que poderiam ser contratados por qualquer município brasileiro. Atualmente, cada governo escolhe critérios e métodos de seleção próprios.

Continua após a publicidade

Um problema que ainda ficaria por resolver seria a falta de formados dispostos a trabalhar como professores. Em São Paulo, por exemplo, a Secretaria de Educação estadual não consegue preencher vagas para professores de física: 92% dos inscritos foram reprovados no último concurso.

SISU DOS PROFESSORES

A logística seria parecida com a do Sisu, o Sistema de Seleção Unificado criado pela para substituir o vestibular. Assim como na seleção de vestibulandos, o “Enem” para professores seria uma prova nacional e integrada.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

O futuro professor faz a prova em sua cidade, recebe a nota e a apresenta em qualquer cidade ou estado do Brasil que tenha aderido ao sistema. Cada secretaria de educação poderá estabelecer notas mínimas para a contratação. Os donos das maiores pontuações terão preferência.

O MEC acredita que a prova ajudaria a elevar e padronizar a qualidade dos professorado em todo o país. A prova seria baseada em critérios internacionais de requisitos de um bom professor, apontados pela experiência internacional. Os critérios são comuns a diversos sistemas educacionais com bons resultados e que definiram nacionalmente parâmetros para a docência, tais como: Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra.

VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem

Publicidade
?Enem? para professor começará já em 2011, diz MEC
Estudo
?Enem? para professor começará já em 2011, diz MEC
Prova unificada seria aplicada para selecionar interessados em dar aula. Com a nota, candidato poderia tentar vaga de professor em todo país

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.