Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Estatística, Engenharia de Petróleo e Hotelaria são algumas das profissões em alta no Brasil

Áreas estão entre as que geram mais empregos no país. Conheça mais sobre os cursos e o mercado de trabalho

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 10 nov 2009, 18h36


Com o pré-sal, Engenharia de Petróleo voltou a ser uma das profissões mais promissoras

por Morena Madureira

Quando chega a hora de preencher a ficha de inscrição de qualquer vestibular, o que não falta são critérios de escolha. Ter talento na área ou perseguir uma carreira com fama de pagar bem são alguns deles. Outro motivo que leva muitos vestibulandos a decidir qual curso prestar é a demanda do mercado e uma colocação (quase) garantida após a entrega do canudo.

– Dúvida na hora de escolher a profissão? Fale com nossos orientadores profissionais

Logo de cara, é bom lembrar que fazer uma faculdade com a ideia do emprego certo na cabeça pode ser arriscado. “Ao escolher uma graduação, é importante antes de tudo que se pense no projeto maior de vida, que é ser feliz”, explica a psicóloga e orientadora profissional Angelita Alves Pavão. “Atendo muitas pessoas insatisfeitas com a área que optaram por estudar porque levaram em conta apenas moda ou mercado na hora da decisão”, explica.

Ressalva feita, selecionamos três carreiras bem cotadas no mercado de trabalho brasileiro. Confira:

ESTATÍSTICA
A edição de novembro da SUPERINTERESSANTE decretou em uma reportagem que essa é a profissão do futuro. Abraham Laredo Sicsú, do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) definiu, na matéria, que a “Estatística é a arte de torturar os números até que eles confessem”.

Continua após a publicidade

O profissional da estatística coleta, analisa e interpreta dados numéricos que possibilitem o estudo de fenômenos naturais, econômicos e sociais. Além do número de estatísticos no mercado ser menor do que a demanda, a procura por empresas que interpretem e comercializem dados cresce a cada dia. E quem é que está nos bastidores dessas empresas? Ele mesmo, o estatístico.

O CURSO: Se você não gosta de matemática, nem pense em optar por esta carreira. Os números, obviamente, estão presentes em toda a graduação, que também conta com disciplinas como computação, cálculo de probabilidades, planejamento e pesquisa e técnica de amostragem.

– Veja onde estudar Estatística

DURAÇÃO: 4 anos

ENGENHARIA DE PETRÓLEO
Apesar do petróleo ser uma fonte de energia não-renovável, isso não significa que sua extinção seja iminente. Antes disso acontecer, a importância do Brasil no mercado petrolífero tem muito o que crescer. Basta lembrar que nos últimos anos têm sido encontradas bacias de petróleo cada vez maiores no litoral do país, como aquelas localizadas na camada do pré-sal e que se estendem, até onde se sabe, do Espírito Santo a Santa Catarina.

Entre as diversas funções possíveis, o engenheiro de petróleo pode atuar na comercialização, consultoria de riscos ambientais, planos para a descoberta de jazidas e análise da capacidade de produção dos novos reservatórios.

Continua após a publicidade

O CURSO: Estudar Engenharia de Petróleo significa passar boa parte do tempo em laboratório, onde o conhecimento obtido em sala de aula pode ser colocado em ação. É lá que os estudantes começam a compreender como funcionam os equipamentos necessários ao dia a dia da profissão.

– Veja onde estudar Engenharia de Petróleo

Duração: 5 anos

Continua após a publicidade

HOTELARIA
O Brasil já era um grande destino turístico (ainda mal explorado, é verdade) antes de ter sido escolhido como sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Com esses megaeventos acontecendo por aqui, imagine quantos empregos não serão gerados para receber torcedores do mundo todo?

Quem se forma em Hotelaria atua nos diversos locais de hospedagem, como spas, resorts e hotéis. Cabe a este profissional coordenar o funcionamento dos empreendimentos hoteleiros (manutenção, pessoal, estratégias de marketing etc.) e, ainda, atuar no gerenciamento do setor de alimentos e bebidas de bares e restaurantes.

O CURSO: Durante a graduação, o aluno se familiariza com o funcionamento global dos empreendimentos hoteleiros, desde a limpeza ao preparo de alimentos e gerência.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

– Veja onde estudar Hotelaria

Duração: 4 anos

– Leia mais notícias de Vestibular

Publicidade
Estatística, Engenharia de Petróleo e Hotelaria são algumas das profissões em alta no Brasil
Estudo
Estatística, Engenharia de Petróleo e Hotelaria são algumas das profissões em alta no Brasil
Áreas estão entre as que geram mais empregos no país. Conheça mais sobre os cursos e o mercado de trabalho

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.