Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Internauta diz ter cópia do Enem 2010 e conta o que ?cai? em suposta prova vazada

Boato foi feito com perfil do Orkut sem sobrenome, o que gera desconfiança entre internautas. MEC desmente

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 31 Maio 2010, 13h11

por Bruno Aragaki*

 

Enem 2009 - boletim sai em 31 de maio /  Foto: Galeria Experiência
Internauta diz no Orkut que teve acesso à prova. Perfil tem cara de ‘fake’, mas retoma preocupação com segurança da prova: no ano passado, homem tentou vender a prova ao Estadão. VEJA MAIS
Data do Enem 2010 já foi confirmada pelo MEC
Resolva o Simuladão Enem Guia do Estudante
Enem para professor: já em 2011
Cansaço é maior desafio

Uma internauta diz no Orkut ter a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que será aplicada no fim do ano, em 6 e 7 de novembro. Segundo relato postado nesta segunda-feira (31), a mãe da garota teria conseguido uma cópia em Brasília, cidade-sede do Ministério da Educação (MEC).

– Baixe a prova que vazou no ano passado – Resultado do Enem 2009: já dá para baixar o boletim

A internauta, cujo perfil é identificado apenas como “Ju”, ironizou o grau de dificuldade do suposto exame vazado. “Inglês: muito fácil, ridículo, até minha cachorrinha poodle faria”, escreveu “Ju”.

Questões de língua estrangeira são uma das prováveis novidades aguardadas para o Enem 2010, que deve permitir aos candidatos escolher entre inglês, espanhol e francês.

Continua após a publicidade

Em Física, uma suposta questão usaria árvores da Amazônia – “é mais uma enrolação, o que importa mesmo são as alturas”, segundo “Ju”, para fazer um problema envolvendo alturas.

Ainda segundo o relato, a prova cobraria “JK e Vargas” em história, “Itaipu e cursos de rios, bacias”,  em geografia, e “geometria espacial” em matemática.  No Enem, as disciplinas não aparecem com esses nomes. Há provas de Ciências Humanas, Ciências Naturais, Linguagens, Matemática e Redação.

O GUIA tentou falar com a internauta via Orkut, mas não obteve resposta. No post, ela se antecipou às críticas: “Não precisa ficar dizendo que é mentira (…).Acredita? Não? Então espere para ver!”, escreveu.

Segundo o Inep, autarquia do MEC responsável pelo Enem, a prova ainda sequer foi montada. “O que existe é um banco de itens enorme, com questões que podem ser usadas, fechado a sete chaves. Mas ainda não foi definido o que cai ou não, ninguém tem acesso a isso”, informou a assessoria de imprensa da pasta.

Ainda segundo a assessoria, a comunidade “Enem | Prouni Oficial”, apesar do nome, não tem qualquer ligação com o Ministério da Educação. As informações oficiais são divulgadas na pagina do ministério: www.mec.gov.br

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

HISTÓRICO
O post publicado na comunidade “Enem | Prouni” retoma as preocupações com a segurança da prova. No ano passado, o MEC teve de cancelar a prova depois de jornal O Estado de S.Paulo ter denunciado que a prova havia vazado.

A fraude e o atraso no calendário do Enem 2009 levou universidades grandes, como USP e Unicamp, a desistirem de usar a nota em seus vestibulares. Para este ano, o ministério prometeu redobrar a segurança na prova.

*Notícia atualizada às 14h

VEJA TAMBÉM
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem

Publicidade
Internauta diz ter cópia do Enem 2010 e conta o que ?cai? em suposta prova vazada
Estudo
Internauta diz ter cópia do Enem 2010 e conta o que ?cai? em suposta prova vazada
Boato foi feito com perfil do Orkut sem sobrenome, o que gera desconfiança entre internautas. MEC desmente

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.