Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

MEC quer dobrar número de universitários em dez anos

Ministério da Educação espera que matrículas em cursos superiores somem 10 milhões. Cursos tecnólogos e a distância crescerão mais rápido

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 1 jun 2010, 13h15

da redação*

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou na última segunda-feira (31) que a pasta quer chegar a 10 milhões de universitários em 2020. O número é quase duas vezes maior que o número de matriculados em cursos superiores no Brasil atualmente, 5,8 milhões de estudantes.

“É necessário que pelo menos 50% dos jovens entre 18 e 24 anos cursem a educação superior”, disse Haddad. A última meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação previa que 30% dos jovens de 18 a 24 anos estariam matriculados em universidades em 2011. O Ministério da Educação, no entanto, admite que talvez só chegue a 25%.

Para dar conta do déficit, o ministério pretende reforçar a expansão dos cursos tecnólogos e faculdades a distância. “Nosso esforço, hoje, é para dar mais visibilidade a esse tipo de curso. Em alguns países desenvolvidos, os cursos de tecnologia respondem por mais da metade da oferta no nível superior”, disse.

Atualmente, 17% dos cursos superiores oferecidos no Brasil são tecnólogos, segundo o secretário de educação profissional e tecnológica, Eliezer Pacheco. Nos últimos oito anos, esse tipo de curso cresceu 300%.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

De acordo com o censo da educação superior de 2008, que traz o último levantamento oficial disponível, há 5.080.056 matrículas na graduação presencial (412.027 em cursos de tecnologia) e 727.961 na educação a distância. Os cursos presenciais chegam a 24.719 (4.355 de tecnologia) e os da educação a distância, 647.

*Com informações da Agência Brasil

SAIBA MAIS – Notícias de vestibular – Notícias de Enem

Publicidade
MEC quer dobrar número de universitários em dez anos
Estudo
MEC quer dobrar número de universitários em dez anos
Ministério da Educação espera que matrículas em cursos superiores somem 10 milhões. Cursos tecnólogos e a distância crescerão mais rápido

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.