Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Mesmo sem aderir ao novo Enem, primeira fase da UFF chega com mudanças

Prova agora é dividida por áreas e tem 60 questões; confira dicas para a reta final dos estudos

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h48 - Publicado em 25 nov 2009, 17h27

por Morena Madureira

Em abril deste ano, a Universidade Federal Fluminense (UFF) divulgou que mudanças seriam feitas no vestibular 2010. Apesar de uma delas ter sido cancelada por conta do adiamento do Enem – o uso de pontos obtidos no exame para computar o resultado da primeira fase – outra alteração importante foi mantida. “Antes, a prova da primeira etapa era igual para todos e interdisciplinar: havia um texto e, em seguida, questões de todas as matérias sobre ele. Agora, o exame será dividido em cinco áreas e trará questões das disciplinas mais relacionadas ao curso, além de outras duas”, explica Rui Alves Gomes de Sá, diretor de ensino do Curso PH, do Rio. O número de questões também foi modificado: caiu de 75 para 60.

Mas será que isso facilitou a vida dos candidatos? “Normalmente, as matérias específicas são as que os estudantes têm mais facilidade. As outras duas disciplinas da prova não devem ter questões muito complexas, pois esta é a primeira fase”, prevê o diretor, e acrescenta que ao mesmo tempo é difícil dar palpites sobre o teor da prova, visto que este é o primeiro ano da aplicação das mudanças.

Como dica para os vestibulandos se prepararem para as matérias não relacionadas às carreiras que vão prestar – uma delas português, que estará nos exames de todas as áreas -, Rui sugere que olhem edições antigas da primeira etapa da UFF para verificar o que normalmente é cobrado e revisar os conteúdos que menos se lembrem.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

“Os candidatos devem continuar estudando porque agora o vestibular começa pra valer. Como se diz no futebol, acabou o treino coletivo e agora é hora da decisão”, finaliza.

A UFF realiza sua primeira fase às 8h deste domingo. A segunda etapa está marcada para o dia 20 de dezembro. A universidade disponibiliza as provas de vestibulares anteriores no site.

– Veja mais notícias de Vestibular

Publicidade
Mesmo sem aderir ao novo Enem, primeira fase da UFF chega com mudanças
Estudo
Mesmo sem aderir ao novo Enem, primeira fase da UFF chega com mudanças
Prova agora é dividida por áreas e tem 60 questões; confira dicas para a reta final dos estudos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.