Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Professores de cursinhos mineiros dão dicas para a primeira fase da UFMG

Rever anotações feitas ao longo do ano,?cuidar da cabeça? e não deixar Matemática para o fim são algumas das recomendações aos candidatos

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h48 - Publicado em 25 nov 2009, 17h16

por Morena Madureira

Quem vai prestar a primeira fase da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) neste domingo deve aproveitar os dias que restam antes da prova para rever as anotações feitas ao longo do ano, manter um ritmo de estudo de poucas horas por dia e tentar relaxar para que a ansiedade não prejudique o desempenho. Essas são as dicas dos professores de cursinhos mineiros que conversaram com o GUIA.

Para Matheus Martins, professor de Literatura da Associação Pré-UFMG, “não dá para tentar recuperar o tempo perdido, o trabalho já foi feito”. Martins salienta que é importante que os vestibulandos frequentem as aulas, dediquem-se a um ritmo de estudo com poucas horas por dia e, mais do que tudo, relaxem. “Agora é o momento de cuidar da cabeça, relaxar, pois o que prejudica muitos candidatos é a expectativa, o medo do fracasso”, explica o professor.

Rommel Fernandes Domingos, professor de Física e Matemática do curso pré-vestibular Elite e do Colégio Bernoulli, acrescenta que uma boa dica é que os estudantes revisem o que foi anotado em aula durante o ano. “Não é indicado que se passe horas a fio estudando um único tema. Está na hora de tirar dúvidas, não de gerá-las”, explica.

A prova da UFMG terá 64 questões de múltipla escolha, oito de cada disciplina. “É um exame bem equilibrado, que não privilegia nenhuma matéria. É cobrado raciocínio qualitativo e as questões são mais imediatas, não há a necessidade de muitas fórmulas, equacionamentos”, resume o professor Rommel, que todos os anos presta o vestibular da UFMG ao lado de seus alunos.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Rommel finaliza recomendando atenção na ordem de fazer a prova. “Esta é uma escolha pessoal, mas eu sugeriria que os candidatos começassem pelas questões que têm mais facilidade, para esquentar, e que não deixem Matemática para o fim do exame, pois é bastante comum que o raciocínio trave, o aluno fique nervoso e afunde nesta disciplina”, orienta o professor. O ideal é que sejam separados 40 minutos para a resolução das questões desta matéria no meio da prova.

A primeira fase da UFMG será realizada neste domingo, 29, das 14h às 16h30. Os candidatos que passarem para a segunda etapa farão prova entre os dias 4 e 11 de janeiro. Para baixar as provas de 2008, acesse o site de vestibular da instituição e clique em concursos.

– Consulte seu local de prova
– Leia mais notícias de Vestibular

Publicidade
Professores de cursinhos mineiros dão dicas para a primeira fase da UFMG
Estudo
Professores de cursinhos mineiros dão dicas para a primeira fase da UFMG
Rever anotações feitas ao longo do ano,?cuidar da cabeça? e não deixar Matemática para o fim são algumas das recomendações aos candidatos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.