O clássico de Ariano Suassuna também tornou-se um hit do cinema sob a direção de Guel Arraes. O filme se passa no sertão da Paraíba e conta a história de João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens.
Dirigido por Fernando Meirelles, um dos filmes mais importantes do nosso cinema é baseado no livro do escritor Paulo Lins. O longa narra a história de uma comunidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, retratando da cultura à violência.
O filme, dirigido por Leon Hirszman, é baseado na peça homônima do dramaturgo Gianfrancesco Guarnieri. A obra conta o conflito entre um pai militante e seu filho que decide furar a greve na fábrica em que trabalham por medo de perder o emprego.
O filme é uma adaptação do livro de Clarice Lispector, que conta a história de Macabéa, uma menina muito pobre e pura vivendo em um ambiente hostil de desigualdade e brutalidade. O longa é dirigido por Suzana Amaral.
Baseado na obra-prima de Machado de Assis, o filme homônimo conta a história de Brás Cubas, um aristocrata brasileiro que revê sua trajetória após a morte. A direção é de André Klotzel.
O filme de Karim Aïnouz é uma adaptação do livro de Martha Batalha. Na história, acompanhamos duas irmãs que se afastam uma da outra em determinado momento da vida, vivendo trajetórias díspares.
O filme é uma adaptação do clássico de Graciliano Ramos. Na história, Fabiano viaja com a família – e a cachorra Baleia – em busca de uma vida melhor pelo sertão, num período de profunda seca e miséria.