5 obras de arte que já caíram nos vestibulares

O quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, é um dos recordistas de aparições. Veja outras obras que caíram nas provas recentemente

Independência ou Morte

Finalizado por Pedro Américo em 1888, o quadro retrata o grito de independência do Brasil, dado por D. Pedro I às margens do rio Ipiranga em 1822. A obra é alvo de debates por construir uma imagem heroica e romantizada da independência brasileira

Laocoonte

Criada entre 1610 e 1614, a obra de El Greco, que apareceu no Enem 2022, retrata a morte de Laocoonte e seus filhos. Segundo a mitologia grega, ele aconselhou a população de Troia a não aceitar o cavalo de madeira grego e fui punido pelos deuses por isso.

Vespúcio Descobre a América

A gravura de 1589 do artista Jan van der Straet retrata a descoberta do continente americano por Américo Vespúcio, destacando o contraste entre as representações do Novo e do Velho Continente. A obra caiu na Unicamp 2023.

Rosa e Azul

Em 1881, o artista impressionista Pierre Auguste Renoir usou suas cores favoritas ao longo de sua carreira para retratar as irmãs Alice e Elisabeth, filhas do banqueiro Louis Raphael Cahen d’Anvers. O quadro apareceu em uma questão da Fuvest 2023.

A Primeira Missa do Brasil

A obra de Victor Meirelles, que estreou no Salão de Paris em 1861, é uma representação da celebração feita no recém descoberto continente, mas tem pouca semelhança com a realidade histórica. A pintura foi tema de uma questão na Unicamp 2023.

          Acesse o site do            GUIA DO ESTUDANTE    e veja mais dicas de repertório para os vestibulares.

Curtiu as dicas?