logo-ge

Brasileira do “Nobel da Educação” vira assessora do governo de São Paulo

Débora Garofalo ajudará na implementação de uma nova disciplina de Tecnologia nas escolas estaduais de São Paulo

Em março deste ano, Débora Garofalo, professora na escola municipal Almirante Ary Parreiras, em São Paulo, SP, representou o Brasil na final do mais prestigiado prêmio de educação do mundo, o Global Teachers Prize. O que a levou ao top 10 da premiação foi principalmente o projeto de tecnologia que desenvolve com os alunos de sua escola, o “Robótica com Sucata”. A partir de hoje (12), ela assume o compromisso de expandir seu projeto e ajudar a implementar a disciplina de Tecnologia para mais de 2 milhões de alunos da rede estadual de ensino do estado de São Paulo.  

Débora foi nomeada assessora de tecnologias na Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo e contribuirá no Inova Educação, um novo modelo pedagógico lançado recentemente. “O nosso desafio será o de não só levar tecnologia e infraestrutura para as salas de aula, mas também ‘virar a chavinha’ para um outro olhar para a tecnologia”, afirmou em nota da secretaria.

A ideia inicial é ouvir professores e alunos para entender suas necessidades e a melhor forma de implementar a nova disciplina. Débora defende que a mudança tende a diminuir a evasão escolar por engajar os alunos e torná-los mais participativos. A escola Almirante Ary Parreiras, onde Débora implementou o Robótica com Sucata, registrou também um aumento da nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica): saltou de 4,2 para 5,2 pontos. Além disso, por criar tecnologia a partir de material reciclável, o projeto ajudou a recolher mais de 700 kg de sucata de regiões de periferia ao redor da escola em um período de quatro anos.