logo-ge

Brasileiro é o mais jovem do mundo a ingressar no mestrado em Harvard

Mateus entrou no curso de Direito na UnB quando tinha 14 anos e passou na OAB aos 18

Um brasileiro de 19 anos se tornou o mais novo do mundo a passar no programa de mestrado da Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Mas a aprovação precoce não é novidade na vida de Mateus de Lima Costa Ribeiro, que já frequenta a universidade desde os 14 anos. Seguindo a tradição da família de advogados e desembargadores, ele começou o curso de Direito na UnB antes mesmo de ter feito o Ensino Médio. 

Depois, aos 18, bateu outro recorde ao ser o mais jovem no país a obter uma aprovação na OAB. Antes de transferir seu mestrado para Harvard, ele já tinha alcançado mais uma marca: o mais jovem ao ingressar na pós-graduação da UnB. 

Apesar dos feitos, Mateus rejeita o título de gênio e considera também que outros fatores foram importantes para suas conquistas, como aprender a estudar da maneira certa e adquirir autoconfiança, como afirmou em entrevista ao Estadão

Foco é outra coisa importante: “Acho que o que eu sei fazer é dar prioridade para o que é mais importante. Quando eu vi a oportunidade de ir para Harvard, eu foquei e não pensei mais em nada. Foco é o principal, não entrei na universidade cedo porque sou um gênio, mas porque eu tive foco nesse projeto”, contou. 

Mateus tenta registrar um outro de seus recordes no Guinness. Ele foi o mais jovem advogado do mundo a fazer uma sustentação perante uma suprema corte, quando falou no ano passado ao Supremo Tribunal Federal. Segundo ele, o episódio foi importante para prepará-lo para o processo de Harvard, já que adquiriu mais confiança e aprendeu com advogados experientes.