Conheça a longa trajetória acadêmica do cardeal Prevost, novo papa Leão XIV
Novo líder da Igreja Católica formou-se em universidades americanas e fez uma especialização em Direito. Saiba as instituições pelas quais ele passou

O novo papa foi eleito nesta quinta-feira (8) no Vaticano: Robert Francis Prevost, que passa a ser conhecido como Leão XIV. O sucessor de papa Francisco tem 69 anos e é o primeiro papa norte-americano da história da Igreja Católica. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, construiu sua carreira eclesiástica principalmente no Peru.
Assim como todos que seguem o caminho do monastério, ele é formado em Teologia. Cursou a graduação na União Teológica Católica de Chicago, uma universidade focada nesta graduação. Mas a trajetória acadêmica do novo papa não para por aí! Abaixo, conheça sua história e as universidades pelas quais passou.
+ Quais são as únicas 5 cidades-Estado do mundo? Vaticano é uma delas
A jornada acadêmica do novo papa
O papa Leão XIV estudou desde a adolescência em escolas católicas. Primeiro passou no Seminário Menor dos Padres Agostinianos [Minor Seminary of the Augustinian Fathers] e depois na Universidade de Villanova, na Pensilvânia, quando se formou em Matemática e Filosofia em 1977.
O vaticano não informa o ano, mas ele começou a estudar Teologia na União Católica de Teologia [Catholic Theological Union], em Chicago, universidade focada neste curso superior, até ser enviado para Roma, Itália, aos 27 anos, para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino (Angelicum).
+ Existe idade mínima para ser papa? Conheça o história do papa mais jovem que já assumiu
Tem faculdade específica para ser papa?
A resposta curta é: não! A resposta completa quem dá é o Padre Boris Nef Ulloa, diretor da Faculdade de Teologia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo).
Segundo ele, não é possível se tornar cardeal sem antes ter atuado como padre, bispo ou arcebispo. E, para o padre subir na hierarquia da igreja e se tornar bispo ou arcebispo, é obrigatório que ele faça o mestrado ou doutorado em Filosofia, Teologia ou áreas afins.
Ou seja, não há um curso obrigatório para ocupar o posto, mas não é possível ocupá-lo sem ter feito graduações anteriores.
+ Teólogo explica expansão das religiões evangélicas no Brasil
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.