Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Curso online ensina a identificar e combater ‘fake news’

O 'Vaza, Falsiane' é gratuito e você recebe um certificado no final

Por Taís Ilhéu Atualizado em 18 jun 2021, 15h28 - Publicado em 19 mar 2019, 19h00

Um projeto educacional voltado ao combate às notícias falsas, que tanto ajudaram a chacoalhar o mundo nos últimos anos. Essa é a proposta do Vaza, Falsiane!, idealizado e desenvolvido pelos jornalistas e professores Ivan Paganotti, Rodrigo Ratier e Leonardo Sakamoto. 

Depois de serem contemplados por um edital lançado pelo Facebook, os três amigos criaram uma plataforma que oferece um curso online de formação sobre o assunto. Ao todo, são 11 vídeos (apresentados pelo youtuber Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo) 16 testes online, quatro galerias de imagens e diversos outros materiais didáticos distribuídos ao longo de seis módulos.

Os assuntos discutidos vão desde a genealogia das fake news até debates sobre manipulação da imprensa. Essa abordagem garante que o curso não sirva simplesmente como um manual de combate ao boato, mas, sim, que incite o debate acerca das origens e a proliferação do fenômeno, atacando as raízes do problema. Afinal, não é apenas por desinformação que muitas pessoas compartilham notícias que não são verdadeiras.

O site oferece uma galeria de memes e gifs sobre o assunto para compartilhar nas redes sociais. Quem concluir todos os módulos pode ainda emitir um certificado de realização do curso de 10 horas. É gratuito: basta acessar o site e se inscrever com sua conta no Facebook.

Meme Chico Buarque
Vaza, Falsiane!/Reprodução

O segundo ano do curso é apresentado pelo professor Pasquale Cipro Neto

Continua após a publicidade
Publicidade