logo-ge

Escola de Engenharia da USP abre simuladores e laboratórios para visita

Você pode simular uma viagem dentro de um navio tanque ou entrar em uma sala de realidade aumentada

Nada melhor para entender os mecanismos e tecnologias que envolvem o funcionamento de um navio do que estar dentro dele – e quem sabe até pilotá-lo. Calma, não é tanta maluquice quanto parece. A experiência é proporcionada por um simulador chamado Full-Mission, construído com tecnologia totalmente brasileira no laboratório Tanque de Provas Numérico (TPN), da Escola Politécnica da USP. 

Nele, é possível simular a navegação na Baía da Guanabara ou no Porto de Santos, por exemplo, para testar os procedimentos de segurança nesses portos. O melhor de tudo é que no próximo sábado ele estará aberto à visitação para o público de fora da universidade. A iniciativa de abertura, não só do TPN, mas de diversos laboratórios da Poli, faz parte da comemoração de 126 anos da escola de Engenharia.

Outro ambiente que será aberto é a Caverna Digital, um simulador que faz uso de realidade aumentada para estimular tomada de decisões na Engenharia, projetando não só imagens mas também cheiros e sons. O Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas (CITI), o Inovalab (um laboratório interdisciplinar que oferece desde recursos de softwares até oficinas mecânicas) e a sala Ocean (com foco em tecnologia e internet) também poderão ser visitados. 

Por fim, haverá também estandes onde os apaixonados por Engenharia poderão conhecer e tirar dúvidas sobre projetos na área que são desenvolvidos na USP. A visitação faz parte do 2º Encontro Gerações Poli, organizado pela Associação de Engenheiros Politécnicos (AEP).

Apesar de gratuito, é preciso se inscrever previamente no evento e selecionar em qual horário deseja participar, lembrando que ele acontece apenas neste sábado (24) das 10h às 16h. 

Quando: 24/8 – sábado

Horário: das 10h às 16h (escolher na inscrição)

Endereço: Prédio do Biênio da Poli, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 530, Cidade Universitária, em São Paulo-SP.