logo-ge

Estudantes se mobilizam em terceiro ato pela educação nesta terça (14)

A previsão é que atos aconteçam em todas as regiões do Brasil

A União Nacional dos Estudantes (UNE) convocou para esta terça (13) manifestações de estudantes e professores pelo descontingenciamento de 30% da verba bloqueada das universidades e contra o novo projeto de financiamento das federais apresentado pelo Ministério da Educação, o Future-se. Os atos já estão confirmados em quase 80 cidades em todas as regiões do Brasil. Na semana passada, o MEC pediu ao Ministério da Justiça o apoio da Força Nacional de Segurança Pública nas redondezas do prédio do ministério durante as manifestações. A UNE entrou na justiça contra a medida alegando que o uso na Força Nacional intimida e impede o direito constitucional de manifestação. 

O bloqueio de parte da verba discricionária (destinada a pagamento de contas de energia, serviço de limpeza, segurança e outros) atingiu todas as universidades e institutos federais do país e muitas delas ja estão sofrendo os efeitos da medida. Nas últimas semanas, a reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) declarou em entrevistas que algumas atividades como as cirurgias do hospital universitário já poderão ser suspensas esse mês. 

Na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) os alunos ficaram sem energia para assistir às aulas no mês passado e o restaurante da Universidade Federal do Acre (Ufac) corre risco de ser fechado permanentemente. 

Future-se

No mês passado, o MEC anunciou a criação de um novo plano de financiamento das universidades federais. O Future-se prevê a possibilidade de captação de recursos privados por meio de fundos patrimoniais, concessão de nome de campi para empresas e até a gestão compartilhada de espaços como prédios e auditórios.