Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Google homenageia 105º aniversário de Carolina Maria de Jesus

Autora é destaque do dia no Doodle

Por Taís Ilhéu
14 mar 2019, 14h44

O Doodle, do Google, homenageia nesta quarta (14) o 105º aniversário de Carolina Maria de Jesus. A autora se tornou famosa depois da publicação, em 1960, do livro Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada. Na obra, ela relata seu cotidiano como catadora de lixo na favela do Canindé, em São Paulo, onde criou seus filhos e viveu a maior parte de sua vida.

Embora a escritora não se reivindicasse feminista, a questão de gênero, assim como a de classe, é muito marcante no livro. A luta de Carolina, mãe solteira, mulher negra e periférica, era pela sobrevivência. A fome e a miséria são elementos constantes na obra:

“Continua chovendo. E eu tenho só feijão e sal. A chuva está forte. Catar lixo chovendo? Impossível. No dia da libertação dos escravos eu lutava contra a escravatura atual – a fome! […]. Atualmente, somos escravos do custo de vida. A tontura da fome é pior do que a do álcool.”

Apesar do sucesso da primeira publicação, traduzido para 14 idiomas, Carolina caiu no esquecimento no final de sua vida. Recentemente, sua obra passou a ser relembrada e celebrada, inclusive com o progressivo reconhecimento de outros autores negros — como, por exemplo, Conceição Evaristo, que se diz discípula da Carolina Maria de Jesus. Desde o ano passado, Quarto de Despejo integra a lista de leituras obrigatórias da Unicamp.

Coincidentemente, hoje, no aniversário de Carolina, completa-se também um ano do assassinato da vereadora e ativista Marielle Franco, outra mulher negra, cria das periferias e que, assim como Carolina, usou sua voz para denunciar as injustiças sociais. 

Publicidade
Google homenageia 105º aniversário de Carolina Maria de Jesus
Atualidades
Google homenageia 105º aniversário de Carolina Maria de Jesus
Autora é destaque do dia no Doodle

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.