Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Mais de 70% dos alunos das universidades federais são de baixa renda

A pesquisa divulgada na última sexta mostra que mais da metade também se auto declara negra

Por Taís Ilhéu
22 Maio 2019, 14h56
Uma pesquisa divulgada em 2019 pela Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) indicou, por exemplo, que a maioria (70,2%) dos estudantes das universidades federais pode ser considerada de baixa renda, já que vivem com até um salário mínimo e meio.  (EBC/ Arquivo/Reprodução)
Continua após publicidade

A quinta Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes das Universidades Federais, divulgada na última sexta (17), aponta que 70,2% dos estudantes das federais brasileiras são de baixa renda, com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo por mês. O outro extremo, de estudantes com rendimento maior que dez salários mínimos, não chega a somar 1% do total.

Além disso, a pesquisa também levantou que 51,2% do total de estudantes se autodeclaram negros, número que triplicou desde 2003. Segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), responsável pela pesquisa, esse aumento tanto de alunos de baixa renda quanto dos que se declaram negros se deu principalmente por conta da Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para estudantes de escolas públicas e também garante reservas étnico-raciais.

O presidente da Andifes, Reinaldo Centoducatte, afirmou ao portal EBC que “os dados desmistificam qualquer tipo de informação que as universidades hoje são majoritariamente da elite econômica, que poderia sustentar parte dos gastos das instituições”.

Na verdade, os números mostram não só que esses alunos não teriam condições de arcar com uma mensalidade, como dependem de auxílio estudantil para se manter na universidade. Segundo o levantamento, 30% desses estudantes participam de algum programa de auxílio estudantil — desses, a maioria recebe ajuda para alimentação.

A Andifes também apurou a quantidade de alunos que já pensaram em desistir da graduação e os principais motivos que os levariam à desistência. O mais citado (32,7%) foram as dificuldades financeiras. Segundo a professora Patrícia Vieira Trópia, coordenadora da pesquisa, o objetivo da consulta é contribuir para a melhoria da universidade e para a defesa de seu “caráter público, gratuito, de qualidade e inclusivo”.

Publicidade

Mais de 70% dos alunos das universidades federais são de baixa renda
Atualidades
Mais de 70% dos alunos das universidades federais são de baixa renda
A pesquisa divulgada na última sexta mostra que mais da metade também se auto declara negra

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 5,99/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.