Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

MEC divulga calendário do Prouni 2021 e gera dúvidas

Estudantes questionam que o processo seletivo acontecerá antes do Enem

Por Wender Starlles Atualizado em 7 dez 2020, 18h57 - Publicado em 7 dez 2020, 13h14

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na sexta-feira (4), o calendário do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021. De acordo com informações publicadas no site do órgão, as inscrições para o processo seletivo serão realizadas de 12 a 15 de janeiro do próximo ano. O resultado da primeira chamada sairá no dia 19 de janeiro.

As datas escolhidas pelo MEC chamaram a atenção de muitos estudantes nas redes sociais, já que a inscrição para programa vem antes da data oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que acontecerá nos dias 17 e 24 de janeiro.

Vale lembrar que o resultado do Enem será divulgado apenas em 29 de março.

View this post on Instagram

A post shared by Ministério da Educação (@mineducacao)

Ainda segundo a pasta, as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão programadas para ocorrer de 26 a 29 de janeiro.

CONFIRA MAIS:
Enem 2020: veja 13 possíveis temas de redação
Enem: MEC e Inep dão pistas do tema de redação nas redes?
Revisão para o Enem: 8 dicas para fazer a sua e um passo a passo completo 

Em 2020, quando o Enem foi realizado no calendário normal, em novembro de 2019, as inscrições aconteceram de 28 a 31 de janeiro e o resultado da primeira chamada foi divulgado em 4 de fevereiro.

Comentários de alguns estudantes na publicação do MEC no Instagram:

E para os que vão fazer o Enem em janeiro? Não vai ter?alguém me explica por favor
Instagram/Reprodução

 

mas a prova do Enem é só no final de janeiro. Como vai ficar isso aí? Não entendi. Alguém pode me explicar.
Instagram/Reprodução

 

Não existe isso!!!!! Os estudantes que farão a prova em 2020 terão apenas os processos seletivos de meio de ano? Vocês tem que ter um pingo de noção e se organizarem pra corrigir da forma CORRETA a prova o mais rápido possível, pra que haja a possibilidade de usarmos a data nos processos seletivos de 2020.1 simmmmm! Para de palhaçada com a gente, pelo amor de Deus! O mínimo que vcs precisam fazer, é pagar gente o suficiente pra q essas provas sejam corrigidas rápidas, e não haja atraso no calendário!
Instagram/Reprodução

Até o momento o MEC não se posicionou para esclarecer as dúvidas. No dia 15 de dezembro o órgão divulgará no Diário Oficial da União o edital com o cronograma completo do processo seletivo do Prouni para o primeiro semestre de 2021. Já o edital com todas as regras para o Fies será publicado em 18 de dezembro.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Continua após a publicidade
Publicidade