Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

É possível morrer de calor?

Com as temperaturas atingindo mais de 40º C, o organismo pode sofrer o processo inverso de uma hipotermia

Por Luccas Diaz
Atualizado em 22 dez 2021, 11h38 - Publicado em 7 out 2020, 16h05

O mês de setembro de 2020 foi considerado pelo Serviço Copérnico contra a Mudança Climática da União Europeia o mais quente da história em todo o mundo. Segundo a instituição, 2020 marcou as temperaturas mais altas já registradas no continente europeu, título que até então pertencia a 2016.

No mesmo ano, no Brasil, todo o país enfrentou uma forte onda de calor intenso. Houve até mesmo um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Distrito Federal e do norte do estado de São Paulo para o perigo de “morte por hipertermia”. Como o nome indica, essa condição acontece quando a temperatura corporal sobe descontroladamente, em uma febre alta, ou quando o corpo absorve mais calor do que consegue dissipar. Mas, calma, isso significa que é possível morrer de calor?

É possível morrer de calor?

O organismo está o tempo todo buscando equilíbrio térmico e, para tal tarefa, realiza constantemente trocas de calor para manter a temperatura ideal – que, no caso dos seres humanos, está em torno de 37º C – num processo de radiação térmica. As ondas de calor se propagam por ondas eletromagnéticas que se movem até no vácuo e não precisam de contato direto com a fonte para trocar energia. Desse modo, o corpo absorve a energia propagada pelas ondas e a dissipa, também irradiando calor. Quanto mais alta a temperatura, mais difícil é para o corpo dar conta de dissipar todo o calor absorvido.

Para entender a hipertermia é possível observar o seu conceito inverso, a hipotermia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ela ocorre quando a temperatura corporal desce para menos de 35º C. O fenômeno geralmente é causado por uma extensa exposição ao frio, à chuva, ao vento, à neve ou ainda à água fria.

Continua após a publicidade
Gif com o personagem Bob Esponja encarando o Sol, enquanto o quarto todo está em chamas.
(Tenor/Reprodução)

A hipertermia seria, dessa forma, a longa exposição a altas temperaturas, provocando um aumento na temperatura central do organismo. Com os termômetros facilmente atingindo a casa dos 40º C, a preocupação deve ser redobrada, sobretudo, com crianças e idosos. A médica Ana Sodré, em entrevista ao jornal O Globo, explica como o processo é encarado pelo corpo.

“Nosso organismo é programado para funcionar numa faixa de temperatura. Quando a temperatura aumenta por causa de febre (quando há agente infeccioso) ou por hipertermia, as proteínas e enzimas do corpo se desnaturam, ou seja, perdem a sua forma, e também a sua função. Mesmo que o corpo chegue a 39°C, ele ainda funciona, pois nosso mecanismo regulador consegue diminuir a temperatura. Quando alcança 40°C, pode levar ao coma e, com 42°C, a pessoa morre”, diz. Respondendo, então, à pergunta: sim, é possível morrer de calor,

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Como se proteger?

Gif de gato deitado no chão, de barriga para cima, em frente a um ventilador.

Ficar por muito tempo em ambientes fechados, sem circulação de ar, também pode provocar hipertermia. Segundo as recomendações do Inmet, é preciso dar preferência a ambientes arejados, com janelas e portas abertas, usar roupas leves, se hidratar frequentemente e evitar se expor ao sol das 10h às 17h. Segundo a Ana Sodré, os principais sintomas da hipertermia são:

  • a interrupção da sudorese depois de suar intensamente – pela falta de líquido no corpo;
  • aceleração dos batimentos cardíacos;
  • sede em excesso;
  • tontura;
  • sensação de queda de pressão e, em alguns casos, desmaio.

Em caso de emergência, o Inmet recomenda que contate imediatamente a Defesa Civil, no número 199.

Publicidade
É possível morrer de calor?
Atualidades
É possível morrer de calor?
Com as temperaturas atingindo mais de 40º C, o organismo pode sofrer o processo inverso de uma hipotermia

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.