O que é a Unesco, organização que Trump chama de ideológica
Presidente americano retirou os Estados Unidos da organização pela segunda vez. Saiba quais são as frentes de atuação da Unesco

Pela segunda vez, Donald Trump retirou os Estados Unidos da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O presidente americano já havia feito o mesmo em seu primeiro mandato, em 2018. A justificativa desta vez é que o órgão da ONU tem viés ideológico que não corresponde aos interesses nacionais do país.
“A UNESCO trabalha para promover causas sociais e culturais polarizadoras e mantém um foco desmedido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, uma agenda globalista e ideológica para o desenvolvimento internacional, em desacordo com nossa política externa de ‘América em Primeiro Lugar’”.
Porta-voz do Departamento de Estado, Tammy Bruce, em um comunicado.
A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, lamentou a saída dos Estados Unidos, mas afirmou que já era esperada. Hoje, o país é responsável por 8% do orçamento total da organização – antes de 2018, esse número chegou a 20%.
+ Conheça os 10 países no topo do ranking de IDH da ONU
O significado da Unesco
Unesco é a sigla para “United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization” – no português, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Criada em 4 de novembro de 1946, pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, seu objetivo, assim como a ONU (à qual está vinculada), é garantir a paz mundial. No entanto, a Unesco é mais específica, e busca fazer isso por meio da promoção da educação, da ciência, da cultura e da comunicação.
Você já deve ter ouvido falar dos patrimônios mundiais da Unesco, locais ao redor do mundo que tiveram seu valor histórico e cultural reconhecidos pela organização e que são protegidos. Esta é uma das frentes de atuação da agência! A ideia é desenvolver projetos de cooperação técnica em parceria com os Estados, sociedade civil e iniciativa privada em diferentes frentes.
A Unesco também colabora para a formulação de políticas públicas alinhadas às suas diretrizes. Na área de Educação, por exemplo, contribui para que os países-membros atinjam as metas do Programa Educação para Todos, que tem como objetivo promover o acesso e qualidade da educação em todos os níveis de ensino.
Hoje, 193 países fazem parte da Unesco. A saída dos Estados Unidos deve ser efetivada em dezembro de 2026.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.