Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Policiais militares darão aulas de ética em escolas cívico-militares de SP

Projeto do governador Tarcísio de Freitas foi aprovado em maio deste ano. De acordo com resolução, militares da reserva também darão aulas de política

Por Ludimila Ferreira
25 jun 2024, 15h00

Policiais militares da reserva darão aula de ética e sobre os Três Poderes para estudantes que frequentarem as escolas cívico-militares de São Paulo, previstas para serem implementadas a partir de 2025. O projeto faz parte de um programa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) já sancionado em maio deste ano que pretende implementar o modelo em escolas que manifestarem interesse. Terão prioridade aquelas com os piores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) e localizadas em regiões vulneráveis.

As aulas de ética e política serão ministradas semanalmente durante a atividade extracurricular “Projeto Valores”, oferecida no contraturno. Os temas abordados serão relativos “à ética e ao civismo”. Os alunos aprenderão sobre a estrutura e o funcionamento dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de “valores cidadãos”, “habilidades para o exercício da cidadania” e “direitos e deveres do cidadão”.

As informações constam em uma resolução publicada na última quinta-feira (20), assinada pelo secretário-executivo da Educação, Vinícius Neiva, e pelo chefe de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite.

+ Quero uma carreira na polícia! Que curso se encaixa melhor?

Continua após a publicidade

Escolas cívico-militares em São Paulo

O projeto para criar 100 escolas cívico-militares em São Paulo foi entregue pelo governador Tarcísio de Freitas aos deputados da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) em março desse ano. Depois de aprovado, foi sancionado em maio.

Nas escolas cívico-militares, os integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) ou das forças auxiliares, como a Polícia Militar, atuam como monitores na gestão educacional. Em São Paulo, além das escolas com os piores resultados em avaliações educacionais e localizadas em regiões vulneráveis, também terão prioridade:

  • Aquelas com maior número de alunos;
  • Com mais de uma modalidade de ensino (como Ensino Fundamental e Médio);
  • Que tenham espaço adequado para as atividades extracurriculares.

Os diretores da instituição de ensino deverão demonstrar interesse no modelo até esta sexta-feira (28). Depois, as escolas passarão por uma seleção da Secretaria de Educação e por fim uma votação em consulta pública.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Alguns partidos como o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) já estão recorrendo no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a suspensão do projeto em São Paulo, alegando que o modelo escolar põe em risco a ordem democrática e o Estado de Direito, além de desvalorizar os educadores.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
Policiais militares darão aulas de ética em escolas cívico-militares de SP
Atualidades
Policiais militares darão aulas de ética em escolas cívico-militares de SP
Projeto do governador Tarcísio de Freitas foi aprovado em maio deste ano. De acordo com resolução, militares da reserva também darão aulas de política

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.