Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Responsável pelo Enem é exonerado do Inep

Alexandre Gomes da Silva estava há dois meses no comando do departamento, que também é responsável pela aplicação do Saeb

Por Juliana Morales 26 Maio 2021, 12h37

O tenente-coronel aviador Alexandre Gomes da Silva foi exonerado da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep nesta quarta-feira (26). Ele estava há dois meses no comando do departamento, que é responsável pela aplicação Enem e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo o Inep, a decisão de deixar o cargo partiu do próprio servidor, alegando motivos pessoais. À frente do departamento, Gomes da Silva vinha sofrendo pressão, já que a organização do Enem apresenta atrasos e ainda não tem uma data definida. Além disso, a aplicação do Saeb também está incerta

O escolhido pelo presidente do Inep, Danilo Dupas, para ocupar o cargo interinamente é Anderson Oliveira. Ele atua na autarquia desde 2013, e já fez parte do Programa de Produção Estatística Educacional. Nos últimos meses, ele estava trabalhando na Diretoria de Avaliação da Educação Superior.

  • Enem 2021

    O adiamento do exame entrou ainda mais em pauta quando foi publicada uma portaria no Diário Oficial da União pelo Inep. Ela estabelecia como objetivos a serem cumpridos apenas a preparação técnica e o planejamento do Enem neste ano. O documento não citou a aplicação das provas em 2021.

    Além da questão do pouco tempo para organizar o exame, a falta de verba também é uma preocupação em relação ao adiamento. Em documento enviado recentemente ao ministro da Economia, Paulo Guedes, o Ministério da Educação admitiu não ter dinheiro para aplicar a prova para todos.

    Apesar desses indícios, o Inep e o MEC negam informações sobre o adiamento e, até o momento, ainda apostam na possibilidade de aplicar o Enem em outubro ou novembro deste ano.

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade