Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Ufscar vai oferecer 65 vagas no vestibular indígena

As inscrições estarão abertas entre os dias 29/7 e 9/9

Por Taís Ilhéu 4 jul 2019, 11h57

Desde 2008, a Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) reserva vagas da graduação para candidatos indígenas por meio de um vestibular específico, realizado uma vez ao ano. Ontem, a universidade divulgou que na edição 2020 serão oferecidas 65 vagas nessa modalidade. Para se inscrever, o candidato deverá, de 29/7 a 9/9, preencher um formulário de inscrição e uma declaração de etnia no site do processo seletivo. Para participar, o candidato também precisa ter estudado em escolas públicas municipais, estaduais, federais ou indígenas (reconhecidas pelo Estado).

As 65 vagas ofertadas correspondem a cada um dos cursos oferecidos pela Ufscar nos campi de São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino (SP). A relação de todas as vagas, assim como as informações e documentos que deverão ser preenchidos durante as inscrições, estão disponíveis no edital do vestibular.

Provas e resultados

As provas serão aplicadas em quatro cidades (São Paulo/SP, Manaus/AM, Recife/PE e São Gabriel da Cachoeira/AM) no dia 24 de novembro, e os conteúdos previstos são:

  • 14 questões (múltipla escolha) de Linguagens e códigos
  • 12 questões (múltipla escolha) de Ciências da Natureza
  • 12 questões (múltipla escolha) de Matemática
  • 12 questões (múltipla escolha) de Ciências Humanas
  • Redação

No dia da prova, o candidato também precisará entregar a via original da declaração de etnia e de vínculo com comunidade indígena, já anexada no sistema durante as inscrições. 

O resultado da prova será publicado no dia 14 de janeiro de 2020 no site do vestibular. O calendário completo está disponível no Edital.

Continua após a publicidade
Publicidade