Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Último dia para se inscrever no Encceja

A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do exame para a prova que acontecerá em 25 de abril

Por Juliana Morales Atualizado em 24 jan 2021, 22h01 - Publicado em 25 jan 2021, 00h05

Esta segunda-feira (25) é o último dia para se inscrever no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020. O prazo das inscrições ia até o dia 22 de janeiro, mas o Inep prorrogou por mais três dias. A prova será aplicada em todo o Brasil no dia 25 de abril.

Podem participar do exame candidatos que tenham 15 anos e desejam a certificação para o Ensino Fundamental e o estudantes com 18 anos, para o Ensino Médio. A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo site do Encceja.

Conteúdos do exame

Lembrando que as habilidades verificadas no Encceja são diferentes de outros exames, já que ele é direcionado às pessoas que não conseguiram concluir os estudos na idade adequada. Então, a prova cobra competências a partir do que os candidatos aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais. As questões trazem situações-problema do cotidiano para avaliar o conhecimento técnico-científico.

O que cai

Para o ensino fundamental

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o ensino médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Dica para o Encceja

No portal Inep, o estudante encontra uma série de materiais de estudos. É possível acessar os cadernos de questões e gabaritos de aplicações passadas (ótima maneira de treinar!), e também disponibilizam apostilas gratuitas com conteúdo voltado especialmente para quem pretende buscar a certificação. Confira aqui.

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do curso Poliedro.

Continua após a publicidade

Publicidade