logo-ge

Alunos perdem cinco dias letivos utilizando o celular na escola

Imagem: Thinkstock

Imagem: Thinkstock

Aqui vai uma notícia que pode agradar aos professores e diretores que já cansaram de falar “desliguem os celulares” em sala de aula. Os estudantes atuais estão perdendo, em média, cinco dias letivos só nesta brincadeira (vício) chamada smartphones.

Quem chegou a esse número foi um grupo de pesquisadores da Universidade do Texas, que apoia medidas drásticas como banir de vez os aparelhos dentro do território escolar. “Geralmente as  novas tecnologias são criadas para melhorar a produtividade, mas neste caso não funciona assim”, explica Richard Murphy. “Quando a tecnologia é de multifunção, como no caso dos celulares, ela pode distrair e corromper os estudantes”.

Os professores analisaram o impacto dos celulares em 91 escolas inglesas – antes e depois do banimento dos aparelhos dentro das instituições de ensino. Ao comparar os resultados das provas entre 2001 e 2013, foi possível perceber um claro avanço no aprendizado após os celulares ficarem do lado de fora das classes. Em números exatos, foi uma melhora média de 6.41% nas avaliações.

Parece pouco? Isso significa 2 pontos percentuais a mais na chance de ser aprovado ou não no final do ano. “Nós descobrimos que proibir os celulares traz resultados equivalentes a ter uma hora a mais de aula por semana ou aumentar o ano escolar em cinco dias”, conta Murphy.

Os números não mentem, então o que você prefere? Ter cinco dias a mais de aula ou desligar o seu celular por algumas horinhas?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s