logo-ge

Escolas chinesas exigem meio metro de distância entre meninos e meninas

Algumas empresas do mundo todo realmente têm a política de proibir namoro entre funcionários (o que já é discutível), mas uma escola fazer a mesma coisa passa a ser muito mais estranho, não é? Pois certos colégios da China já começaram a aplicar a tal regra.

Em um colégio de Hangzhou, por exemplo, meninos e meninas receberam a ordem de manter uma distância de meio metro entre os colegas do sexo oposto durante todos os momentos passados dentro dos limites da instituição. Os adolescentes não podem demonstrar comportamento de casal de jeito nenhum – nem ao menos andarem lado a lado.

Já outra escola, localizada em Wenzhou, foi além e proibiu qualquer “interação próxima” entre estudantes, independente do sexo. Os diretores prometem “ações disciplinares rígidas” se a regra for desobedecida. Tudo isto, dizem eles, é para o próprio bem: ao evitar o chamado “Zao Lian” (termo  pejorativo para o amor juvenil), o foco nos estudos e o desempenho escolar serão maiores.

Críticas

Nem precisamos dizer que tal regra trouxe uma enxurrada de críticas, não é mesmo? Não faltam reclamações na internet, dizendo que isto é algo “bárbaro e opressivo”, “uma medida absurda, ridícula e ilegal”.

Até mesmo o jornal estatal China Youth Daily está do lado do amor. “É normal as pessoas jovens se apaixonarem. Romances adolescentes em escolas podem ser desestimulados, mas é melhor não usar métodos opressivos e extremos”, diz o jornal.

Para o professor Zhang Yuling, da Universidade de Nanjing, provavelmente este esforço dos colégios vai ser um tiro no pé, ou seja, acabará aumentando o número de namoros – tudo o que é proibido passa a ser mais interessante aos olhos da puberdade. “As escolas tratam os alunos como prisioneiros”, lamentou Yulling.

É… Está cada vez mais chato ser um estudante na China.

*Com informações da BBC

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s