Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Pais de alunos indianos escalam parede para passar cola aos filhos

Por Tânia Vinhas Atualizado em 24 fev 2017, 15h36 - Publicado em 20 mar 2015, 23h45

pais_indianos
(Foto: Reprodução/Twitter)

Enquanto os brasileiros olham torto quando descobrem que o filho colou na prova, alguns pais indianos não só incentivam a prática como ajudam os jovens a trapacear na hora do teste.

O flagra aconteceu no estado de Bihar, no nordeste da Índia, e não eram poucos os adultos tentando, a todo custo, dar uma ajudinha aos estudantes do 10º ano. As imagens correram o mundo nesta semana e chocaram muitas pessoas. Resultado: 500 alunos foram expulsos da tal escola.

“Nossa, mas é só uma prova”, você pode pensar. Não é bem assim. As crianças indianas precisam passar neste exame em questão, que é aplicado sempre no 10º e no 12º anos. O índice de alunos que abandonam os estudos quando reprovam nessa prova é alto, por isso os pais ficam desesperados para garantir uma boa nota – alguns chegam a subornar professores e policiais para passar a cola e, diante de uma negação, podem fazer intimidações e ameaças.

No entanto, segundo a BBC India, quem é pego no flagra paga multas e pode até ser preso. “O que o governo pode fazer para parar com as colas se os familiares não estão prontos para colaborar? Deveríamos receber ordens para atirar contra eles?”, ironizou o ministro da Educação do estado, PK Shahi, ao Times of India.

Segundo especialistas, o buraco é mais embaixo e essa cola desenfreada é reflexo do mau funcionamento do sistema de educação indiano, que dá muito ênfase no aprendizado meramente técnico, carece de professores competentes e oferece infraestruturas inadequadas.

E você pensando que só no Brasil a educação era precária…

Continua após a publicidade
Publicidade