logo-ge

Pediatras americanos pedem que as aulas comecem mais tarde

85449636

Se depender da Associação Americana de Pediatria, a música Another Brick in the Wall poderia dizer “hey, teachers, leave them sleep some more!” (“ei, professores, deixem que eles durmam mais um pouco!”). Ok, nenhum pediatra colocou o Pink Floyd no meio, mas a ideia é basicamente essa: pelo bem da educação, os adolescentes deveriam dormir mais um pouquinho.

Segundo os estudiosos, os jovens que não dormem o suficiente comumente desenvolvem problemas físicos e mentais, além de elevar o risco de acidentes de carro e diminuir a performance acadêmica. O problema é que não basta mandar as crianças para a cama mais cedo – o relógio biológico, nessa fase da vida, dificilmente faz o sono chegar antes das 23h. Consequentemente, quem estuda no período da manhã sofre para largar o travesseiro.

A recomendação da Associação é clara. Alunos do primeiro e do segundo grau deveriam começar a ter aulas mais tarde, a partir das 8h30. Isto exigiria uma alteração no cronograma das matérias, que precisariam acompanhar o ritmo do organismo dos adolescentes.

“A pesquisa deixa claro que os adolescentes que dormem o suficiente apresentam menor risco de obesidade ou de desenvolver depressão, têm menos chances de se envolver em acidentes e têm notas melhores na escola”, conta Judith Owens, principal autora do estudo. “Eles se saem melhor nos testes e, em geral, têm uma qualidade de vida melhor. Estudos mostram que atrasar o começo das aulas é um fator-chave que pode ajudar os adolescentes a dormir o suficiente para crescer e aprender”.

E aí? Gostou da ideia? Que tal apresentar esse estudo para os seus professores?

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s