logo-ge

As notícias da semana de 12 de maio

Por Caroline Marino

Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana.

Copa_notícias
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Copa vira arma para as greves no país

A menos de um mês dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, diversas categorias têm usado o momento para chamar a atenção para suas reivindicações, aproveitando o clima de incerteza e a grande exposição para pressionar governos, incluindo o federal. A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), por exemplo, entidade que representa 80% de todos os servidores federais do país, já aprovou em sua última assembleia geral o indicativo de greve para o dia 10 de junho, dois dias antes da abertura da Copa. Nesta quinta-feira (15), em pelo menos 16 cidades brasileiras aconteceram protestos. O dia foi divulgado como a “manifestação das manifestações”, em um trocadilho com o slogan usado pela presidente Dilma Rousseff “a Copa das Copas”. Estão envolvidos na organização o MTST (Movimento dos Trabalhadores sem Teto), o Comitê Popular da Copa e o coletivo Juntos, formado por grupos de esquerda.


Explosão em mina na Turquia mata cerca de 300 pessoas

No fim na noite desta terça-feira, uma explosão seguida de um incêndio em uma mina de carvão no distrito de Soma, no oeste da Turquia, deixou cerca de 300 mortos e dezenas de funcionários feridos. De acordo com o ministro da Energia turco, Taner Yildiz, 787 operários estavam na mina no momento da explosão.  Três dias após o desastre, a empresa mineradora rejeitou qualquer responsabilidade no acidente. O diretor-geral da empresa Soma Holding, Ramazan Dogru, admitiu desconhecer as causas do incêndio que começou na mina de carvão, mas ressaltou que a companhia “não cometeu erros”. Dogru descartou que o fogo ocorreu por causa da explosão de um gerador elétrico, versão oficial dos primeiros dias, e apontou que o carvão se incendiou por superaquecimento. O diretor-geral, no entanto, não soube responder à pergunta de por que ninguém se deu conta do risco antes que fosse tarde demais.


80% dos brasileiros têm medo de tortura em prisão

Um estudo feito pela Anistia Internacional com 21 mil pessoas de 21 países de todos os continentes concluiu que o medo de tortura existe em todos eles, mas o Brasil é o que é mais atingido por esse temor. Oito em cada dez brasileiros temem ser vítimas de tortura em caso de detenção por autoridades policiais. No mundo, 44% das pessoas entrevistadas revelam discordar da frase: “Se eu fosse detido pelas autoridades no meu país, estou confiante de que estaria a salvo da tortura”. No Brasil, o percentual é de 80%. Especificamente sobre o Brasil, o estudo cita o caso Amarildo – detido ilegalmente na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, e morto durante tortura –, e a violência policial durante protestos contra a Copa do Mundo.


Ex-premiê de Israel é condenado a seis anos de prisão

O ex-premiê israelense Ehud Olmert foi condenado nesta terça-feira (13) a seis anos de prisão por aceitar subornos durante seus mandatos como prefeito de Jerusalém (1993-2003) e ministro da Indústria e Comércio (2003-2006). Além dos anos de reclusão, Olmert terá de arcar com uma multa no valor de US$ 290 mil. De acordo com a promotoria, Olmert aceitou milhares de dólares de empresários com interesses no projeto “Holyland”, um complexo de casas de luxo localizado em uma montanha ao sul de Jerusalém. De acordo com a acusação, o megacomplexo residencial foi construído com dinheiro de propinas pagas pelos construtores aos políticos, como Olmert.    

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s