logo-ge

As noticias da semana de 19 de maio

Por Caroline Marino

Veja o resumo do GUIA para você não perder o que rolou de importante nesta semana.

DIlmaElza Fiúza/Agência Brasil

Dilma Rousseff lidera pesquisa de intenção de voto para presidente

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22) mostra a presidente Dilma Rousseff (PT) em primeiro lugar com 40% das intenções de voto para a eleição de outubro. Os demais candidatos somam, juntos, 37%. Em segundo lugar, está Aécio Neves (PSDB), com 20% da preferência dos eleitores. Em terceiro, Eduardo Campos (PSB), com 11%. Em seguida, aparece pastor Everaldo (PSC), com 3%, e José Maria (PSTU) e Eduardo Jorge (PV), com 1% cada. Os outros reúnem 1% das intenções de voto.

No levantamento anterior, divulgado em abril, Dilma tinha 37% das intenções de voto, seguida por Aécio (14%) e Campos (11%). Os três principais pré-candidatos cresceram na pesquisa com a diminuição de votos brancos, nulos e indecisos. Na pesquisa de abril, brancos e nulos somavam 24% e eleitores indecisos, 13%. No levantamento divulgado quinta, brancos e nulos somam 14% e indecisos, 10%.


Golpe de Estado na Tailândia

O líder do Exército na Tailândia, general Prayuth Chan-Ocha anunciou nesta quinta-feira (22) em um pronunciamento em rede nacional de televisão, que os militares tomaram o poder no país em um golpe de Estado, depois de sete meses de crises políticas e protestos. As Forças Armadas assumiram o controle do governo, sob justificativa de que o Exército tinha que recuperar a estabilidade e avançar com as reformas políticas, dois dias após a imposição de lei marcial no país. Numa ofensiva contra manifestantes, militares dispersaram acampamentos de protesto pró-governo e detiveram seus líderes, de acordo com a mídia local. O paradeiro do primeiro-ministro interino Niwatthamrong Boonsongphaisan é desconhecido. Em resposta ao golpe, o Departamento de Estado americano informou que iria rever a assistência militar e pediu a libertação dos líderes opositores presos.


Em carta ao papa, amantes de padres pedem fim do celibato obrigatório

Um grupo de 26 mulheres escreveu uma carta ao Papa Francisco solicitando uma revisão da disciplina do celibato, já que estão envolvidas de alguma forma em uma relação sentimental com um sacerdote e querem mantê-la sem precisar esconder. No texto, elas lamentam que as alternativas para a situação que vivem seja o abandono do sacerdócio (de seus companheiros) ou a vivência de uma relação amorosa escondida. “O serviço para Jesus e para comunidade seria desempenhado com maior força por um padre que não teve que desistir de sua vocação para o amor conjugal, juntamente com o sacerdote, e que também seria apoiado por sua esposa e filhos”, argumenta o grupo.

Na Igreja Católica de Rito Latino (Católica Apostólica Romana) a renúncia ao casamento e a promessa de castidade são obrigatórias para os sacerdotes desde o Segundo Concílio de Latrão, em 1139. Isso não acontece na Igreja Católica de Rito Oriental (Católica Apostólica Ortodoxa).


China e Rússia assinam acordo histórico de gás natural

O consórcio de gás russo Gazprom e a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC) assinaram nesta quarta-feira (21) um histórico acordo durante a visita do presidente russo, Vladimir Putin, a Xangai. Após quase uma década de negociações, o acordo foi assinado pela Gazprom e pela CNPC em cerimônia na presença de Putin e de seu colega chinês, Xi Jinping. Em virtude do acordo, a Gazprom fornecerá 38 bilhões de metros cúbicos de gás natural anualmente à segunda maior economia a partir de 2018 e pelos 30 anos seguintes.

No ano passado, a China consumiu cerca de 170 bilhões de metros cúbicos de gás natural, procedente sobretudo, da Ásia Central. Por enquanto não foi divulgado o preço de venda, uma das principais causas da demora de negociações que começaram há quase dez anos, embora se estime que oscile ao redor dos US$ 400 bilhões.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s